Para celebrar o Dia Internacional do Consumidor, o Procon-MS (Superintendência de Orientação e Defesa do Consumidor) realiza nesta sexta-feira (15), diversas ações voltadas à orientação, abertura de reclamações e recebimento de denúncias.

Segundo a superintendência, postos de atendimento serão instalados em dois shopping centers da cidade, onde funcionários prestarão atendimento: no Pátio Central, será no período das 8h30 às 18h. Já no Shopping Campo Grande, consumidores poderão contar com os serviços das 10h às 18h.

Para o titular do Procon-MS, Marcelo Salomão, o objetivo é aproximar consumidores lesados do órgão, a fim de terem seus direitos respeitados, sobretudo na data de grande valor simbólico.

“O consumidor ainda não tem muito a comemorar. O sistema de defesa, sim – Uma vez que vem conseguindo conscientizar e a população, que tem procurado cada vez mais os seus direitos”.

A data para comemoração do Dia do Consumidor foi estabelecida em razão de pronunciamento do então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, em 15 de março de 1962, salientando que todo consumidor tem direito, essencialmente “à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido”. No Brasil os direitos do consumidor estão protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor, instituído em 11 de março de 1991.