O (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) autuou, na manhã da terça-feira (16), uma peixaria localizada no bairro Vila Progresso, em , por venda de produtos vencidos, um deles há mais de um ano.

Além de produtos com data de validade expirada, o Procon-MS também identificou outros com embalagens violadas ou, ainda, sem especificação ou informação de procedência, validade e peso – o que torna os itens impróprios para consumo.

O Procon-MS também identificou que o estabelecimento estava com o Alvará de Funcionamento e Localização vencido desde novembro do ano passado. As denúncias que levaram à fiscalização foram motivadas por denúncias anônimas feitas à entidade.

De acordo com o Procon-MS, no entanto, a reclamação de consumidores referia-se à inexistência de informações sobre o peso dos produtos na placa de divulgação afixada na fachada da peixaria. Porém, a fiscalização constatou as demais irregularidades.

Entre os produtos com validade expirada foram encontradas oito quilos de postas de cação, vencidos no dia dois deste mês e uma embalagem de banda de pacu sem espinha, pesando 490 gramas, vencido no dia 21 de março de 2018 – ambos embalados pela própria empresa.

Com embalagens violadas, estavam expostos à venda postas de pintado, tentáculos de polvo e carcaça de peixes. Entre produtos sem informação ou com informação ilegível foram encontrados tentáculos de polvo, bandas de pacu e lulas, além de outros produtos como gergelim branco e gergelim preto.

Todos os produtos impróprios para o consumo foram descartados na presença da fiscalização e de funcionários da peixaria, tendo sido expedido auto de infração e dado prazo para defesa dos responsáveis pelo estabelecimento comercial.