Pular para o conteúdo
Consumidor

Duas empresas de ônibus são autuadas por negar passagem gratuita a idosos

Com o feriadão chegando, o Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) Estadual fez uma fiscalização no terminal rodoviário de Campo Grande, que deve receber 25 mil passageiros com o Corpus Christi. O que os fiscais encontraram não é novidade, já que o desrespeito aos direitos do consumidor é recorrente e duas empresas de […]
Arquivo -
Foto: Procon-MS
Foto: Procon-MS

Com o feriadão chegando, o Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do ) Estadual fez uma fiscalização no terminal rodoviário de , que deve receber 25 mil passageiros com o Corpus Christi. O que os fiscais encontraram não é novidade, já que o desrespeito aos direitos do consumidor é recorrente e duas empresas de ônibus são reincidentes.

A fiscalização foi feita nesta segunda-feira (17) e os fiscais encontraram irregularidades, como empresas que negam o benefício da passagem gratuita ou, ao menos, com desconto de 50% aos beneficiários, como os idosos. Em uma das empresas fiscalizadas, não há previsão de disponibilizar passagem nos próximos 30 dias, mesmo com a venda aberta.

“As pessoas necessitam recorrem aos guichês várias vezes, se deslocando com dificuldade, e mesmo assim não são atendidas”, reclamaram consumidores ao Procon. A empresa, apesar de oferecer a linha de Campo Grande a Campinas (SP) uma vez por dia durante a semana inteira, em apenas uma das sete linhas é liberada a gratuidade – ainda assim, só de 50%.

Já a segunda empresa, realiza 21 viagens por semana para Curitiba (PR), mas só libera passagem gratuita para os beneficiários em três delas. Ainda assim, a disponibilidade de apenas 50% de desconto só acontecerá no dia 18 de agosto, de acordo com atendentes. Os representantes da empresa alegam que a liberação só ocorre em linhas convencionais.

O Procon afirma que as empresas estão infringindo o Código de Defesa do Consumidor e a Constituição Federal, que tratam da liberação das passagens, determinando que isso aconteça em todas as linhas. As duas empresas visitadas em atendimento a denúncias de consumidores foram autuadas recebendo prazo para defesa.

Consumidores podem denunciar no telefone 151, o aplicativo “fale conosco” do site ou pelo número (67 99158 0088) de WhatsApp.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
maquinário aquidauana

Denúncia aponta veículos da prefeitura parados em oficina para superfaturar peças em MS

Prefeitura de Brasilândia quer ampliar cobertura vacinal contra a gripe (Marcelo Camargo, Agência Brasil, Arquivo)

Para ampliar imunização contra a gripe, Brasilândia licita compra de vacinas

Longe do ideal, passar o Dia das Mães no hospital é desafio de quem luta para ver filhos bem

Golpe de Dia das Mães? Criminosos trocam contato de floriculturas de Campo Grande na página do Google

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Funsat

Semana começa com mais de mil vagas ofertadas pela Funsat em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Terceira Semana Nacional do ‘Registre-se!’ tem como foco nos atendimentos os povos originários

A documentação, além de ser um mecanismo de identificação, garante o acesso a direitos básicos

Economia

Comércio ‘tímido’ no Dia das Mães salva quem deixou presente para última hora em Campo Grande

Poucas pessoas escolheram presentes 'na última hora

Cotidiano

Carros ficam destruídos em acidente na Avenida Afonso Pena

Não há detalhes sobre a dinâmica do acidente ou se alguém ficou ferido

Polícia

Corpo completamente carbonizado é encontrado em Ponta Porã

Ainda não há identificação da vítima