Pular para o conteúdo
Consumidor

Concen-MS quer frear reajuste da tarifa de energia proposto pela Energisa à Aneel

A Energisa, concessionária que administra a distribuição de energia em Mato Grosso do Sul, anunciou na quinta-feira (22) que o processo de reavaliação tarifária já tramita na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Para frear o reajuste nas contas de energia, o Concen (Conselho dos Consumidores de Energia da Área de Concessão da Energisa) foi […]
Arquivo -

A , concessionária que administra a distribuição de energia em Mato Grosso do Sul, anunciou na quinta-feira (22) que o processo de reavaliação tarifária já tramita na Aneel (Agência Nacional de ). Para frear o reajuste nas contas de energia, o (Conselho dos Consumidores de Energia da Área de Concessão da Energisa) foi à e justifica que condições socioeconômicas do estado não condizem com os valores cobrados.

A presidente do Concen, Rosimeire Costa, explica que fará uma reunião na tarde desta sexta-feira (22) com a diretora da Aneel, Elisa Bastos, e que já foi recebida pela equipe técnica da agência. Segundo Rosimeire, o objetivo é expor a situação do estado para tentar ‘segurar’ o reajuste nas contas de energia. “A tarifa é super alta para a condição socioeconômica da população de MS. Também levamos em conta a quantidade de consumidores, são muitos, mas são em sua maioria residências, não são indústrias”, justifica.

Sobre a reavaliação tarifária pedida pela Energisa e que assustou os consumidores com a possibilidade de aumento, a presidente do conselho explica que a revisão acontece todos os anos no aniversário da concessão. “A Energisa fez as contas dela e deu aquele impacto na tarifa, ela manda o pedido para a Aneel, que vai analisar toda a concessão e pode homologar, reposicionar o valor do kW”, diz.

A concessionária afirma que foi encaminhado cálculo que abrange a distribuição de energia no Estado. Reajuste será divulgado no dia 2 de abril e poderá entrar em vigor nas faturas no mesmo mês, já no dia 8. “A Energisa informa que o processo de reajuste tarifário engloba na composição da tarifa de energia os custos de transmissão e geração de energia, além de encargos e impostos [chamados de Parcela A] e os custos da distribuição [chamados de Parcela B] referentes aos serviços prestados pela Energisa”, explicou a concessionária.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CMN amplia uso de fundos de investimento em financiamento sustentável

Calderano e Takahashi vão às quartas em etapa da Copa do Mundo

Perseguição em Campo Grande termina com apreensão de uma tonelada de maconha

Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com Hugo Motta

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, quatro mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

pupy elefanta posto de gasolina 2

Viaja deitada? 8 fatos sobre Pupy, a elefanta que parou em posto de gasolina em MS

Semana Santa: Confissões, jejum e fé renovam a caminhada espiritual dos fiéis

Taboão Magnus

Serc/UCDB perde para Taboão Magnus e se complica na Supercopa Feminina de Futsal

Últimas Notícias

Esportes

Cruzeiro supera Inter para assumir vice-liderança do BR feminino

A vitória do Cruzeiro começou a ser construída ainda no primeiro tempo

Polícia

Jovem fica em estado grave ao ser esfaqueado durante briga por dívida

Discussão por causa de uma dívida de R$ 50

Esportes

Corinthians demite o técnico argentino Ramón Díaz

Foi sacramentada após a derrota de 2 a 0

Polícia

Foragido é preso por descumprir semiaberto e romper tornozeleira

No distrito de Nova Itamarati