Agências de 5 redes bancárias são autuadas pelo Procon-MS em dois dias
Fiscalização do Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) autuou 12 agências de cinco redes bancárias em dois dias, somente em Campo Grande. As diligências ocorreram nos dias 1º e 2 deste mês, motivadas por elevado número de reclamações de clientes das agências. De acordo com o Procon-MS, a fiscalização encontrou irregularidades em agências […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Fiscalização do Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) autuou 12 agências de cinco redes bancárias em dois dias, somente em Campo Grande. As diligências ocorreram nos dias 1º e 2 deste mês, motivadas por elevado número de reclamações de clientes das agências.
De acordo com o Procon-MS, a fiscalização encontrou irregularidades em agências do Banco do Brasil (Jardim dos Estados, Comando Militar e Júlio de Castilho), Caixa Econômica Federal (Afonso Pena e Treze de Maio), Bradesco (Júlio de Castilho, Calógeras e duas na Marechal Rondon), Santander (Marechal Rondon e Júlio de Castilhos) e Sicredi (Rua 13 de Maio).
Nestas agências, as irregularidades mais comuns foram demora excessiva para atendimento, violando o disposto em lei municipal que prevê “tempo razoável”, o que é definido como até 15 minutos em dias normais, até 20 minutos em dias de pagamento de funcionários públicos e recebimento de tributos e, ainda, de 25 minutos em vésperas de feriados prolongados.
Nesse item, com exceção do Sicredi, todas as agências visitadas foram autuadas. O Procon-MS destacou, ainda, que em agência da Caixa Econômica Federal houve espera de 1h40min. Em agência do Banco do Brasil, foi registrada espera superior a 2h.
Em todas as agências também foi registrada ausência de placas que identifiquem atendimento prioritário para idosos, gestantes, mães com crianças no colo, portadores de necessidades especiais e autismo e, principalmente no encaminhamento em mesas.
Na maioria dos locais, exemplar do Código de Defesa do Consumidor não estava disponibilizado. Também vista como irregularidade, a fiscalização identificou ausência de registro do término do atendimento nas mesas, o que impossibilita ao consumidor encaminhar reclamações.
A expedição de senhas ou comprovantes em papel termossensível, registrada em todas as agências, é outro item considerado irregular, uma vez que a sua duração é mínima. Ainda conforme o Procon-MS, a maior parte das unidades bancárias não cumprem a exigência legal de fixar aviso onde contenha o número 151 (disque denúncia do Procon).
(Com informações da assessoria)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.