Pular para o conteúdo
Consumidor

Agências de 5 redes bancárias são autuadas pelo Procon-MS em dois dias

Fiscalização do Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) autuou 12 agências de cinco redes bancárias em dois dias, somente em Campo Grande. As diligências ocorreram nos dias 1º e 2 deste mês, motivadas por elevado número de reclamações de clientes das agências. De acordo com o Procon-MS, a fiscalização encontrou irregularidades em agências […]
Arquivo -

Fiscalização do (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) autuou 12 agências de cinco redes bancárias em dois dias, somente em . As diligências ocorreram nos dias 1º e 2 deste mês, motivadas por elevado número de reclamações de clientes das agências.

De acordo com o Procon-MS, a fiscalização encontrou irregularidades em agências do Banco do Brasil ( dos Estados, Comando Militar e Júlio de Castilho), Caixa Econômica Federal (Afonso Pena e Treze de Maio), Bradesco (Júlio de Castilho, Calógeras e duas na Marechal Rondon), Santander (Marechal Rondon e Júlio de Castilhos) e Sicredi (Rua 13 de Maio).

Nestas agências, as irregularidades mais comuns foram demora excessiva para atendimento, violando o disposto em lei municipal que prevê “tempo razoável”, o que é definido como até 15 minutos em dias normais, até 20 minutos em dias de pagamento de funcionários públicos e recebimento de tributos e, ainda, de 25 minutos em vésperas de feriados prolongados.

Nesse item, com exceção do Sicredi, todas as agências visitadas foram autuadas. O Procon-MS destacou, ainda, que em agência da Caixa Econômica Federal houve espera de 1h40min. Em agência do Banco do Brasil, foi registrada espera superior a 2h.

Em todas as agências também foi registrada ausência de placas que identifiquem atendimento prioritário para idosos, gestantes, mães com crianças no colo, portadores de necessidades especiais e autismo e, principalmente no encaminhamento em mesas.

Na maioria dos locais, exemplar do Código de Defesa do Consumidor não estava disponibilizado. Também vista como irregularidade, a fiscalização identificou ausência de registro do término do atendimento nas mesas, o que impossibilita ao consumidor encaminhar reclamações.

A expedição de senhas ou comprovantes em papel termossensível, registrada em todas as agências, é outro item considerado irregular, uma vez que a sua duração é mínima. Ainda conforme o Procon-MS, a maior parte das unidades bancárias não cumprem a exigência legal de fixar aviso onde contenha o número 151 (disque denúncia do Procon).

(Com informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Kassab já articula lançar Tarcísio candidato a presidente pelo PSD, com Ciro Nogueira de vice

[ BASTIDORES ] Tarifaço sobrou até para Napoleão Bonaparte

Filhotes de cachorro são resgatados após serem abandonados em cova de cemitério em MS

cepol

Homem é espancado por grupo com barra de ferro e socorrido com traumatismo craniano em Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Últimas Notícias

Famosos

Fê Paes Leme detalha fim da amizade com Gio Ewbank e Gagliasso: ‘Sofri’

Fê Paes Leme abriu o coração e deu detalhes do que causou o fim da amizade entre ela, Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso; entenda

Cotidiano

Frente fria causa neblina e declínio de temperatura em MS nesta quinta-feira

Mínimas devem chegar a 6°C no sul do Estado

Polícia

Prisões ligadas a tiroteio na fronteira de MS revelam esquema de roubo de veículos

Na residência de uma mulher investigada, a polícia apreendeu dois utilitários esportivos

Polícia

Polícia investiga abuso contra menina após descoberta de caderno em casa de MS

Família se mudou de cidade e caderno foi deixado para trás