Mais uma vez cibercriminosos estão utilizando datas comemorativas para aplicar golpes pelo Whatsapp. Desta vez a promessa é de que o usuário pode ganhar um kit comemorativo de d'O Boticário.

A mensagem vem sendo veiculada em corrente pelo Whatsapp. O usuário é convidado a acessar um site para participar da promoção. No site, a vítima compartilha informações pessoais com a promessa de que ganhará o kit se compartilhar a promoção cinco vezes.

Entretanto, tudo não passa de uma farsa. Segundo o laboratório da empresa de segurança Arcon, o Arcon Labs, a ferramenta foi desenvolvida para roubar dados dos usuários.

Os criminosos podem ainda instalam programas maliciosos no seu celular. De acordo com o Arcon Labs, a estratégia é utilizada para que os criminosos vendam depois os dados em fraudes financeiras.

Esta não é a primeira vez que O Boticário é utilizado para a propagação de crimes cibernéticos. No ano passado, uma mensagem semelhante oferecia R$ 400 em compras da rede. O usuário só teria que cadastrar seu telefone em um serviço de SMS pago, gerando cobranças indevidas.

Em comunicado oficial, a empresa negou que esteja fazendo qualquer promoção online de Dia das Mães. Leia na íntegra:

O Boticário esclarece que não está realizando nenhuma promoção com sorteio de kits de Dia das Mães, conforme informação que circula pelas redes sociais.

O suposto sorteio, que direciona os interessados para uma página de internet, é falso, não corresponde com a realidade e ainda pode representar um risco a quem acessar links estranhos ou preencher possíveis formulários com dados pessoais.

A marca está apurando a origem desses boatos e caso algum consumidor se sinta lesado, os canais de comunicação de O Boticário estão abertos para eventuais dúvidas e esclarecimentos.