Uber disponibiliza pagamento via débito no cartão

A Uber – empresa de tecnologia ligada ao transporte privado – disponibiliza a partir desta terça-feira (2) viagens com pagamento via cartão de débito. Conforme explicou a assessoria de imprensa da empresa, a opção já está disponível em todo o Brasil, basta que os aplicativos no celular sejam atualizados. Ainda assim, a Uber tem um novo concorrente na cidade: o aplicativo K-rona Gold, que chegou em fase no dia 7.

Para realizar o pagamento via débito não é necessário que o motorista tenha a maquinha. Isso porque, no próprio aplicativo, na área de cadastro de formas de pagamentos, os clientes podem adicionar a opção cartão de débito ou crédito.

A novidade pegou até os motoristas de Campo Grande de surpresa. Presidente da AMU (Associação dos motoristas de aplicativos de mobilidade urbana), Wellington Dias não sabia da nova forma de pagamento.  Por enquanto, a opção só contempla clientes com cartões do Banco do Brasil ou Bradesco.

Conforme explicou a assessoria, o objetivo é ‘chamar’ mais clientes. Isso porque, desde que começou a aceitar dinheiro como pagamento, o serviço de transporte ampliou o atendimento, e chegou até a periferia.

“Há dez meses, a Uber começou a aceitar pagamento em dinheiro e viu o número de viagens aumentar principalmente nas periferias, em um fenômeno que, para mim, prova a capacidade da nossa plataforma de mudar a mobilidade das nossas cidades”, declarou Guilherme Telles, diretor-geral da Uber no Brasil.

Novo aplicativo em Campo Grande

Buscando um espaço na nova onda de compartilhamento de transporte privado, o K-rona gold, outro aplicativo de transporte, chegou em Campo Grande no dia 7. Ainda em fase de teste na Capital, o app une motoristas da Uber e taxistas. Isso porque a população tem a opção de escolher qual dos dois serviços irá utilizar.

“O passageio entra, coloca o endereço de destino e tem a opção das duas com cálculo de valor real, só cobra 10 centavos por percurso a mais e o passageiro que escolhe o carro”, explicou o diretor o K-rona em Campo Grande, Wagner Antônio Peres.

Para ele, a vantagem aos clientes é que não há variação da taxa cobrada. Além disso, o que explicou é que o passageiro “tem total liberdade de falar com o motorista antes de aceitar a corrida”. “Ele só une motorista e passageiro pra combinar a carona”, conta.

Já os motoristas também podem encontrar atrativo, conforme explicou, no fato do aplicativo não cobrar uma porcentagem sobre as corridas. A cobrança, no entanto, é sobre o uso da plataforma: R$ 270 mensais.