A operadora vencedora também foi a melhor no 3G

As operadoras de celular que oferecem serviços no Brasil foram alvo de um estudo feito pelo site Open Signal. O site TechTudo publicou que o sinal das maiores operadoras foi comparado e estudo revelou que a Claro se saiu melhor nos três testes de velocidade. Os testes foram feitos entre setembro e novembro de 2016. A Vivo liderou os resultados na medição anterior, que foi feita em julho do mesmo ano.

Conforme noticiado pelo TechTudo, a Claro se saiu melhor em três categorias: velocidade de download em 3G, velocidade de download em 4G e velocidade geral. Anteriormente a Vivo detinha a liderança.

A velocidade média alcançada pela operadora foi de 27,45 Mb/s na rede 4G, o que fica acima da média global para a tecnologia. A marca da Vivo foi 21,29 Mb/s, em média. Oi e Tim aparecem em seguida com 14,61 Mb/s e 12,05 respectivamente.

Um dos quesitos em que a Claro não atingiu a melhor marca foi na latẽncia, que é o tempo de reação da rede, ou seja, quanto tempo leva para os dados irem de um ponto a outro, conforme explicou o TechTudo. No caso, o melhor resultado foi da Oi.

Apesar de a Tim, ter sido a operadora com pior velocidade média, ela ganha no quesito disponibilidade. Conforme concluído pelo estudo, a empresa permanece oferecendo $G em 59,21% di tempo. A vivo ficou em segundo lugar com disponibilidade do LTE em 56,76% do tempo.

Segundo o TechTudo os resultados podem ser animadores, pois o fato de a Vivo e a Claro estarem testando redes LTE em duas novas bandas de frequência e experimentando novas tecnologias, poderia comprovar avanços no oferecimento dos serviços. A expansão da rede 4G da Nextel para São Paulo, além de já oferecer alta velocidade no Rio de Janeiro, seria outro indício.