Pular para o conteúdo
Consumidor

Fiscalização encontra cerca de 600 produtos com validade vencida à venda

Apenas 3 estabelecimentos não tiveram irregularidades
Arquivo -

Apenas 3 estabelecimentos não tiveram irregularidades

Várias irregularidades foram verificadas em uma fiscalização realizada pelo Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) em supermercados da Capital. A principal delas foi a presença de produtos com o prazo de validade vencida sendo comercializados. A ação foi realizada de 21 de março a 10 de abril em 11 estabelecimentos, tanto da área central como de bairros.

Dos 11 supermercados supervisionados, em apenas três deles não foram encontradas irregularidades. Aproximadamente 600 produtos, como queijos, bebidas, pães e embutidos, entre outros, foram encontrados com prazo de validade expirado. Além disso, foi constatado o baixo resfriamento de alimentos e falta de especificação dos produtos embutidos e embalados, além de publicidade enganosa.

De acordo com informações do Procon/MS, as fiscalizações em supermercados são procedimentos de rotina e, nestas ocasiões é verificado se os alimentos estão dentro do prazo de validade, temperatura adequada, exposição suficientemente higienizada, além da existência de precificação, divergência de preços e o cumprimento das ofertas anunciadas nos tabloides. Produtos em condições inadequada e fora do prazo de validade são descartados no ato da fiscalização, na presença dos fiscais, para garantir que não voltem a ser disponibilizados para a venda ao consumidor.

Caruncho

Além de estarem vencidos, pacotes de feijão e arroz também continham carunchos em um supermercado da região central. Os lotes foram separados e apreendidos pela Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) para perícia. No mesmo estabelecimento foram encontrados outros produtos com prazo de validade vencida, publicidade enganosa e divergência de preços. 

O consumidor pode denunciar qualquer irregularidade que perceber nos estabelecimentos, conforme explica o superintendente do Procon/MS, Marcelo Salomão. “É importante que o consumidor denuncie quando adquire um produto fora das especificações adequadas”. 

De acordo com o CDC (Código de Defesa do Consumidor), são considerados impróprios produtos com prazos de validade vencidos, deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação.

Além das ações pontuais como essa, diariamente, os fiscais de relações de consumo estão em supermercados para averiguar denúncias recebidas pelo Procon, que disponibiliza o número 151 do Disque Denúncia. O Procon Estadual fica na Rua 13 de Junho, 930, centro, , de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. O telefone de contato é o (67) 3316-9800. A Vigilância Sanitária de Campo Grande atende pelo (67) 3314-9955.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caio Castro assume namoro com ex-atriz da Globo; conheça ela

Suzano abre inscrições para curso gratuito com pagamento de bolsa-auxílio de R$ 1.400

Eduardo Bolsonaro anuncia que larga mandato para continuar nos EUA

VÍDEO: Jogadores vão à arquibancada brigar com a própria torcida no RJ

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Após denúncias, filho e sobrinho de subprefeito de  Sanga Puitã são presos presos com fuzil e pistola na fronteira

Últimas Notícias

Política

De mudança do PSDB, Riedel lembra conversas com Lula: ‘Nunca perguntou meu partido’

"Minha palavra é só de gratidão ao Governo Federal", disse governador durante assinatura de convênio

Cotidiano

Profissionais da educação protestam contra demissões em Sidrolândia

Manifestantes alegam que receberam aviso de demissões em massa na última semana, com término dos contratos previsto para quinta-feira (17)

Política

Federação União/PP mantém presidência em MS com Tereza e mira 3 federais em 2026

Enquanto comando nacional ficará sob liderança do União, em MS Progressista segue na 'chefia' do futuro partido federado

Polícia

Padrasto é preso em flagrante em Dourados por abuso sexual de enteadas

Delegada de plantão solicitou um exame do médico legista, que confirmou sinais recentes de abuso nas duas crianças