Pular para o conteúdo
Consumidor

Papai Noel ‘sumiu’ e nem pagamento do 13º anima o comércio da Capital

Consumidores preferem pagar contas ou poupar
Arquivo -

Consumidores preferem pagar contas ou poupar

Faltando 20 dias do Natal, data mais aquecida para o comércio, consumidores que já receberam a primeira parcela do 13º preferem pagar contas a fazer compras. O resultado é que os lojistas perceberam aumento tímido do movimento. Andando pelas ruas do centro, percebe-se que muitos estabelecimento da região central de ainda não decoraram as vitrines com motivos natalinos e os que enfeitaram as lojas, não fizeram grande produção.

Apesar de parte dos trabalhadores terem recebido o 13º salário, seja integral ou a primeira parcela, muitos estabelecimentos não perceberam aumento do movimento no dia 1º de dezembro. Na loja Damyler, o gerente Rodolfo Gomes espera que no final de semana o cenário mude.

Não é pra menos. O consumidor está precavido e prefere guardar e pagar contas. O vendedor Cleyton Luiz Pereira de Souza, de 29 anos vai guardar a primeira parcela do 13º para pagar os impostos do início do ano. Já a segunda parcela ele vai gastar. “Vou usar nas comemorações de final de ano”, explica. Poupar também é o objetivo do auxiliar administrativo Jackson Willian Conceição Pereira, de 17 anos. “Quero comprar uma moto ou um carro”, conta.

“Já gastei tudo”, conta a balconista Fabrícia Santos de 24 anos, mas explica que é porque começou a trabalhar há poucos meses e recebeu uma pequena quantidade.

Há quem destine o dinheiro para pagar contas. É o caso da psicóloga Andressa Gomes, de 28 anos. “Tenho contas e prestações de roupas que comprei”. A estudante e aprendiz Tandara Trabulsi, de 18 anos usou a primeira parcela para pagar a faculdade. “Ainda não sei o que vou fazer com a segunda parcela”, relata, mas afirma que não vai comprar presentes pois é de outro estado e não vai viajar para passar as festas com a família.

Ainda que o comportamento geral do consumidor seja tímido, algumas lojas perceberam um pequeno aquecimento nestes dois primeiros dias do mês. A loja de roupas infantis Cantinho do Bebê registrou uma visitação um pouco maior que o normal, segundo a funcionária Izilda Luiza Borges, de 52 anos. “Ontem (1) o movimento foi bom, hoje (2) não. Vamos esperar. Está difícil pra todo mundo”, observa.

 Luiz Alberto

Para o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Hermas Renan Rodrigues, o panorama é esperado. “Nossa expectativa é positiva em relação ao ano passado, mas não em relação ao decorrer do ano. De acordo com o que observamos, as vendas no comércio vão ficar aquém do que esperávamos”, relata.

Segundo Hermas, o índice de confiança do empresário aumentou, mas não o suficiente para fazer muitos investimentos. “No ano passado não se falou em contratações. Este ano houve, mas foi pouco. São movimentos positivos, mas tímidos”, declara.

Muitos dos lojistas contrataram apenas 1 funcionário a mais para complementar o quadro para as vendas de dezembro e esperam os primeiros 10 dias do mês para verificar se haverá necessidade de mais contratações.

Apesar das dificuldades apontadas por consumidores e empresários, o presidente da CDL aponta que a leve melhora sentida em relação a 2015 possa se estender. “Estamos conscientes que a melhora vai ser prorrogada para ano que vem. Estamos vendo recursos por parte do Governo, o que é uma boa alavancagem, pois cria emprego e renda.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vampetaço

“Uma honra”, diz Vampeta sobre meme em protesto contra Trump

Brasil não tem que pedir licença, diz Lucas de Lima sobre EUA investigarem o Pix

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

defensoria pública

Defensoria recorre ao STF para garantir tratamento gratuito de paciente psiquiátrica em MS

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

cpi hospitais

Lamentável, diz Pedrossian Neto sobre Trump investigar o Brasil comercialmente

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

O Alviverde saiu na frente com um gol de Facundo Torres, mas Chico da Costa empatou a partida para o Mirassol

Política

‘Tem que ser tratado com diplomacia’, diz Zé Teixeira sobre suspensão de carne para os EUA

Deputado diz que os americanos precisam dos produtos brasileiros e acredita que a situação será resolvida

Esportes

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Agora o Brasil folga na próxima rodada, e volta a entrar em ação pela competição apenas na terça-feira

Polícia

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Crime aconteceu na noite desta quarta-feira, em Pedro Juan Caballero