Pular para o conteúdo
Consumidor

GVT agora é Vivo: entenda as mudanças e orientações ao consumidor de MS

Planos devem ser mantidos por 18 meses
Arquivo -

Planos devem ser mantidos por 18 meses

 

A GVT vai sair de cena no próximo dia 14 e dá lugar a Vivo. A fusão foi aprovada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), mas com algumas condições, entre elas, a Vivo terá que manter planos de usuários da GVT por 18 meses. Os consumidores devem ficar atentos, principalmente, aos pacotes e ao limite mensal de consumo de dados, que agora será estabelecido pela Vivo.

A francesa Vivandi, controladora da GVT, vendeu a companhia para os espanhóis da Telefônica em acordo, segundo divulgado pela Folha de , de 7,2 bilhões de euros. A empresa também é a maior acionista da Tim, mas a fusão será apenas com a GVT neste momento.

E para o consumidor?

O Cade, agência antitruste brasileira, aprovou a operação no ano passado, com algumas condições. Entre elas, a Vivo terá que manter planos de usuários da GVT por 18 meses. Outra mudança com a fusão, é que para as chamadas de longa distância, o código 25 será substituído pelo código 15.

O lado positivo da fusão é a conta integrada. O consumidor passa a ter um pacote de telefonia fixa, banda larga e TV paga. Segundo a empresa, os atuais contratos da GVT serão respeitados, principalmente em valores. Ou seja, o cliente vai continuar pagando o mesmo valor que paga hoje.

Segundo a empresa, alguns planos terão nomes alterados, mas serviços, valores e condições de contratação não mudam. “Estamos preocupados com essa mudança de negócio, que é prejudicial para o consumidor. A gente orienta que o consumidor precisa ficar atento, uma vez que as empresas têm que manter o mesmo plano. Eles não podem assinar enquanto não estiverem esclarecidas as obrigações. Cuidado com o que vai aceitando, dento de uma oferta de promoção, pode vir um contrato que restrinja. E, se tiver cláusulas que diminuam o direito do consumidor elas precisam estar em caixa alta ou em negrito tamanho 12”, explica a superintendente do Procon/MS, Rosimeire Cecília da Costa.

O maior problema da Vivo em MS é com a telefonia móvel, entre elas, o limite de dados do pacote. “As empresas costumam restringir o limite de dados, isso é uma preocupação depois dessa fusão, porque o consumidor é quem será afetado”, ressalta.

A medida que os clientes passam para a Vivo estarão sujeitos ao limite mensal de consumo de dados estabelecido pela empresa. Essa prática já existe na telefonia móvel e em outras empresas do setor.

De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), essa cobrança das operadoras é legítima e está prevista na resolução de número 632 do RGC (Regimento Geral de Diretos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações). A única recomendação é que os clientes sejam alertados e possam acompanhar o consumo dos dados em tempo real.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após incêndio de 21 horas que espalhou fumaça tóxica na fronteira com MS, depósito de pneus é interditado

mais médicos

Mais Médicos abre novo edital com 30 vagas para Mato Grosso do Sul

‘Feijão’, líder de gangue do Gol G4, é preso com mais 6 comparsas em Campo Grande 

Prefeita anuncia reajuste de 6,27% para professores de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Multada por fraude, empresa diz que ‘propina’ é pagamento por compra de fazenda em MS

Predador sexual que fez 163 vítimas se passou por menina para ameaçar adolescente de MS

Conclave vai durar quanto tempo? Quando será anunciado o novo papa? Veja previsões

VÍDEO: Carro faz conversão e é atingido por ônibus no Centro em Campo Grande

Últimas Notícias

Famosos

Ex de Gisele Bündchen expõe crise em relação com filhos: ‘Não sou perfeito’

Ex de Gisele Bündchen, Tom Brady revela decepção dos filhos após ele ironizar o fim do relacionamento com a brasileira; confira

Brasil

Polícia Federal combate grupo que envia drogas para Europa em aviões

Investigados podem responder por tráfico de drogas

MidiaMAIS

Militares de MS, que ficaram 37 dias combatendo enchentes do RS, são homenageados: ‘Eternamente grato’

Equipe de MS é a que mais permaneceu no Rio Grande do Sul e chegou a "tirar do bolso" para ajudar o povo gaúcho

Brasil

SP: Professora assassinada pelo próprio marido tinha descoberto traição

Marido, sogra e suposta amante são investigados pela Polícia Civil