Aquisição de leite e frangos também recuaram no 1º trimestre

 

A queda na demanda nos primeiros meses do ano fez o abate de bovinos cair 6,9% em Mato Grosso do Sul. Foram abatidos 858,3 mil bovinos no 1º trimestre deste ano ante 922,2 mil no ano passado, segundo dados da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, publicada nesta quinta-feira (16) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na prática, a redução foi de 63,96 mil cabeças. Em peso da carcaça, o Estado contou com uma queda de 4,4%, uma vez que nos três primeiros meses deste ano foram abatidas 215,5 mil toneladas.

Quanto as aquisições de couro, Mato Grosso do Sul aumentou em 8%, alcançando cerca de 81 mil peças. Assim como no abate de bovinos, o Estado está na vice-liderança nacional, atrás apenas de Mato Grosso.

Consumidores diminuem procura e abate de bovinos cai 6,9% em MSJá, a aquisição de leite cru e o abate de frangos diminuíram no 1º trimestre. A aquisição de leite cru feita pelos estabelecimentos que atuam no Estado caíram 11,6%, e a explicação também está na demandas, já que muitos consumidores frearam os gastos neste ano.

Frangos

O abate de frangos também caiu no Estado, uma diminuição de 390,4 mil cabeças, o que representou uma redução de 0,9% no 1º trimestre deste ano. De acordo com a Secex (Secretaria de Comércio Exterior), foram exportadas 39,5 mil toneladas nos três primeiros meses deste ano, número 7,2% acima do verificado no ano passado, de 36,8 mil/t. Já, a produção de ovos de galinha subiu 10,3% no Estado em mesmo período.

Suínos

O abate de suínos subiu 9,4% no 1º trimestre deste ano, passando de 339,8 para 372 mil cabeças. Já, as exportações de carne suína in natura do país despencaram 31%, passando de 1,46 milhões para 2,13 milhões de toneladas, segundo a Secex.