Maior parte das pendências dos consumidores da região é com água e luz

Bancos, em termos de participação, concentra 41,51% das dívidas.
| 27/07/2015
- 23:25
Maior parte das pendências dos consumidores da região é com água e luz

Bancos, em termos de participação, concentra 41,51% das dívidas.

Grande parte das contas em atraso dos consumidores da região Centro-Oeste do País, formado pelos Estados: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e também pelo Distrito Federal, é com contas de água e luz. O aumento das pendências pode ser referente aos reajustes anuais dos serviços oferecidos pelas concessionárias, por exemplo.

O presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, esteve recentemente na Capital sul-mato-grossense e comentou sobre o momento de , enfrentado por grande parte dos moradores do Estado e também do País.

De acordo com o Índice Econômico elaborado pelo SPC Brasil e pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) o segmento de água e luz já vinha mostrando as maiores variações entre os demais setores e apresentou maior alta pelo quarto mês consecutivo: 74,14%.  No entanto, o segmento de bancos, em termos de participação, concentra a maior parte das dívidas dos moradores do Centro-Oeste: 41,51%, segundo o relatório.

“O brasileiro não sabe planejar orçamento. O cálculo da maioria das pessoas é sobre um mês, diferente de como ocorre nos países desenvolvidos, onde o planejamento é anual”, comentou.

No entanto, apesar de o período financeiro não ser o mais favorável, o indicador mostrou que o número médio de dívidas em atraso dos no Centro-Oeste apresentou leve queda. A quantidade passou de 2.252 em maio para 2,235 em junho deste ano.

Os dados do levantamento são referentes ao mês de junho e ainda revela que o número de devedores dos Estados da região cresceu 0,66%, na base de comparação anual.

Veja também

A situação piorou: agora a dívida é por itens básicos da alimentação.

Últimas notícias