Pular para o conteúdo
Consumidor

Consumidor desconfia de conta de energia baseada em média de consumo

Funcionário Público diz que consumo foi reduzido nos últimos meses e valor é o mesmo
Arquivo -

Funcionário Público diz que consumo foi reduzido nos últimos meses e valor é o mesmo

O consumidor, Dilson Antônio Morais da Fonseca, de 41 anos, diz que desconfia da cobrança de baseada na média de consumo. Ele afirma que nos últimos três meses, a , concessionária responsável pela distribuição de energia em Mato Grosso do Sul, não realiza a leitura no medidor, que segundo ele, tem acesso liberado à equipe responsável pela verificação.

“Deixo uma pessoa em casa apenas para aguardar a leitura e eles não têm aparecido”, afirma. O funcionário público garante que diminuiu o consumo e destaca que não houve redução no valor da fatura.

“Eu estava fazendo tratamento médico e por isso ficava em casa com minha esposa, mas já tem três meses que voltamos a trabalhar e não houve nenhuma diferença na conta de luz. Não passamos o dia em casa e mesmo assim o valor da conta é o mesmo”, ressalta.

O funcionário público relata que entrou em contato com a empresa e foi informado pela atendente de que “não adiantaria reclamar que seu pedido seria indeferido”. Ainda conforme as informações, ele encaminhou um e-mail para a ouvidoria da Energisa e não obteve retorno.

“Isso é um descaso. A atendente foi muito mal educada. Eu só quero que façam a leitura no medidor. Acho uma falta de consideração muito grande com o consumidor”, afirma.

A Energisa, por sua vez, alega que nos últimos dois meses “não obteve acesso ao medidor da residência para realizar a leitura convencional”. A empresa afirma ainda que “comunicou o cliente, nas faturas de abril e maio, sobre o impedimento de acesso.

A assessoria de comunicação da Energisa, observa que para que a leitura seja efetuada é necessário que o acesso ao medidor seja liberado, conforme determina o Artigo 87 da Resolução Aneeel 414/2010. Outras informações podem ser obtidas no Canal de Atendimento call center que atende 24 horas por meio do telefone: 0800 722 7272.

De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a concessionária pode faturar a unidade consumidora pela média de consumo dos últimos 12 meses, quando houver impedimento de acesso ao medidor, no entanto, esse procedimento só poderá ser aplicado por três ciclos consecutivos e completos de faturamento.

A Aneel também especifica que a concessionária pode, após prévia comunicação formal ao consumidor, com antecedência mínima de três dias, suspender o fornecimento, se o impedimento ao acesso persistir por mais de três ciclos consecutivos, e se caso, a empresa optar por manter o fornecimento, deve faturar exclusivamente o custo de disponibilidade ou a demanda contratada, conforme o caso.

WhatsApp: fale com os jornalistas do Jornal Midiamax

O leitor enviou as informações ao WhatsApp da redação, no número (67) 9207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem diretamente com os jornalistas do Jornal Midiamax. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total anonimato garantido pela lei.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prazo para inscrição em concurso de professor encerra nesta segunda-feira

aulas

Mais de 155 mil estudantes voltam às aulas a partir desta segunda em Campo Grande

Procurando estágio? Bracell oferece 13 vagas para universitários de várias áreas

Seguem abertas inscrições para concurso da Guarda Municipal com salários de até R$ 3,4 mil

Notícias mais lidas agora

21º feminicídio em MS: Marido mata esposa na frente dos 5 filhos em Corumbá

Com bandeira do Brasil e dos EUA, bolsonaristas protestam por anistia e contra o STF

VÍDEO mostra amigos sendo arremessados após atropelamento em faixa de pedestre na Av. Ernesto Geisel 

Implementadas há 5 anos, escolas estaduais cívico-militares superam indicadores em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Moreninha IV reelege presidente do Bairro em votação com 280 eleitores neste domingo

O atual presidente, Eduardo Menezes, servidor público de 30 anos, foi reeleito para o mandato que vai até 2029

Política

Dourados adere ao movimento pró-Bolsonaro e manifestantes pedem “fora Moraes”

Ato reúne eleitores na principal via do município, a Avenida Marcelino Pires

Polícia

Crianças que presenciaram feminicídio devem permanecer com a tia em Corumbá

Tia compareceu no local e se responsabilizou pela guarda dos menores

MidiaMAIS

Festival Bonito CineSur encerra 3ª edição com premiação de vencedores

Ao todo, 30 obras concorreram no festival aos prêmios no valor total de R$ 57,5 mil