Inadimplência do consumidor recuou 12,02% em setembro, segundo SPC Brasil
A inadimplência do consumidor caiu 12,02% no mês passado, comparado a setembro de 2011, de acordo com pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgada hoje (8) pelo economista da instituição Nelson Barrizzelli. Na avaliação de Barrizzelli, a retração da inadimplência é uma indicação importante de que “as dívidas estão sendo quitadas com […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A inadimplência do consumidor caiu 12,02% no mês passado, comparado a setembro de 2011, de acordo com pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgada hoje (8) pelo economista da instituição Nelson Barrizzelli.
Na avaliação de Barrizzelli, a retração da inadimplência é uma indicação importante de que “as dívidas estão sendo quitadas com mais facilidade”, por causa das correções salariais acima da inflação, viabilizadas pela estabilidade dos níveis de emprego, e pelo movimento de redução dos juros de mercado nos últimos cinco meses.
O SPC Brasil não dispõe de comparativo de inadimplência em relação a agosto deste ano, uma vez que a inclusão do indicador mensal é a partir de setembro, mas Barrizzelli diz que os dados apontam para tendência de queda, apesar das dificuldades para quitação de débitos de financiamentos de longo prazo – acima de 12 meses.
Segundo ele, mesmo o endividamento de meses anteriores “está sendo quitado de forma errática, sem tendência claramente definida”. Razão porque os varejistas devem manter cautela na concessão de créditos de longo prazo, e os consumidores devem evitar mais de uma dívida, sobretudo se o parcelamento comprometer mais de 25% da renda familiar.
Daí a necessidade de um trabalho de educação financeira e da implantação de um cadastro positivo como os melhores caminhos para se evitar a inadimplência do consumidor e ajudar as famílias a ajustarem os compromissos à renda disponível. Comportamento que, no seu entender, vai contribuir, de forma gradual, para a queda de juros no financiamento direto ao consumidor.
Em relação às vendas, a pesquisa do SPC Brasil registrou diminuição de 12,71% no comércio varejista, em relação a agosto, que foi uma base de comparação mais aquecida, por causa do Dia dos Pais e da continuação das liquidações e promoções iniciadas em julho, segundo Barrizzelli. Mas houve recuo também, de 5,52%, na comparação com setembro do ano passado.
Ele acredita, contudo, que a tendência é de retomada no crescimento das vendas do comércio já a partir desta semana, com a comemoração do Dia da Criança na próxima sexta-feira (12), e o aquecimento natural do consumo para as festividades de fim de ano.
Notícias mais lidas agora
- Turista tem costela quebrada ao descer de tobogã durante confraternização em MS
- Candidatos reclamam de prejuízos após concurso considerado irregular ser suspenso em MS
- ‘Parte de mim também morreu’: A 5 dias de júri por morte de Sophia, pai fala sobre a dor da ausência da menina
- Justiça marca audiência em ação que aponta fraude em contratação 3 vezes mais cara feita por Reinaldo
Últimas Notícias
Queima de fios acaba com homem agredido por vizinho em Água Clara
Autor teria se irritado com fumaça, que invadia a casa dele, e agredido o homem
Após um mês de namoro, Gil do Vigor anuncia término com Heitor Aguiar
No fim de outubro, Gil do Vigor e Heitor Aguiar assumiram o romance publicamente; agora, o ex-BBB declarou que está solteiríssimo
Lula trata de questão indígena e Alckmin participa de inauguração de fábrica em MS nesta semana
A agenda é confirmada pelos deputados de MS que integram pela base aliada do presidente no Congresso
Novembro teve média de apenas dois focos de incêndio por dia em Mato Grosso do Sul
Maiores acumulados de chuva e umidade alta ajudaram a controlar o fogo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.