Pular para o conteúdo
Consumidor

Comprometimento de renda deixa consumidor mais cauteloso em Campo Grande

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou a Intenção de Consumo de outubro. Em todo o País houve uma retração e em Campo Grande não foi diferente. O índice de intenção de consumo caiu 4,5% em relação a setembro, o que, na avaliação do presidente da Federação do Comércio de […]
Arquivo -

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou a Intenção de Consumo de outubro. Em todo o País houve uma retração e em não foi diferente.

O índice de intenção de consumo caiu 4,5% em relação a setembro, o que, na avaliação do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio MS), Edison Ferreira de Araújo, reflete o grau de endividamento das famílias. “Temos percebido uma redução, mês a mês, no índice de famílias endividadas, mas ainda há uma grande parcela com a renda comprometida, por isso o consumidor ficou cauteloso”.

A pesquisa da CNC mostra que o recuo na intenção de consumo também reflete um abalo nas perspectivas profissionais. Enquanto no mês de setembro 80,9% tinham perspectivas positivas, em outubro o índice passou a 76,7%. A avaliação do consumidor em relação ao acesso ao crédito também piorou. No mês passado 8,8% julgavam que estava mais difícil, índice que neste mês passou a 15,2%, quase o dobro.

Já em relação às perspectivas de consumo para este segundo semestre em relação ao do ano passado, o recuo foi menor. Em setembro 49,1% diziam que seria maior e em outubro o índice foi de 47,3%.

A pesquisa tem intervalo de confiança de 95% e se utiliza de uma amostra mínima de 500 famílias.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Paraguai expulsa brasileiro procurado por homicídio doloso e tráfico de drogas

bolsonaro

Bolsonaro diz que Pix é criação própria e se coloca para negociar com Trump

Estágio

IEL abre 284 vagas para estágio em Mato Grosso do Sul

BR-163

ANTT autoriza novo trecho e duplicação da BR-163 em Campo Grande será de 8,1 km

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

‘Vampetaço’: ensaio nu de Vampeta salvou cinema de quase 100 anos; entenda a origem do meme

Últimas Notícias

Cotidiano

Viu a Marcela? Família oferece R$ 200 de recompensa por cachorrinha que sumiu no Jardim Aeroporto

A cachorrinha pertence a uma criança de oito anos, que está profundamente abalada com o desaparecimento do animal

Política

Ao lado de Nelsinho e Tereza, Marcos Pontes e mais integram comissão aos EUA

Viagem foi definida como CTEUA (Comissão Temporária Externa para interlocução sobre as relações econômicas bilaterais com os EUA)

Cotidiano

Empresa paulista vai restaurar 466 hectares de mata nativa em MS

A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) anunciou que irá plantar 767 mil mudas em Anaurilândia e Bataguassu

Polícia

Detalhe revela que marido de Vanessa estava com celular e notebook não encontrados pela polícia

Acusação vai pedir para que João responda por fraude processual por sumir com eletrônicos após matar e atear fogo na esposa e na filha