Pular para o conteúdo
Consumidor

Procon proíbe concessionárias de recusar venda para o interior

O Procon de Mato Grosso do Sul determinou em reunião com as concessionárias de veículos de Campo Grande a proibição da recusa da venda de automóveis a consumidores de outras cidades. A prática vinha ocorrendo quando o município de origem do comprador possuía uma loja da mesma marca. No último dia 13, o Procon/MS convocou […]
Arquivo -

O Procon de Mato Grosso do Sul determinou em reunião com as concessionárias de veículos de a proibição da recusa da venda de automóveis a consumidores de outras cidades. A prática vinha ocorrendo quando o município de origem do comprador possuía uma loja da mesma marca.

No último dia 13, o Procon/MS convocou as concessionárias de automóveis de Campo Grande para reunião onde foram discutidas a questão da venda de veículos cidades do Interior, e o conteúdo de peças publicitárias que essas empresas expõem aos consumidores.

Participaram da reunião, no Auditório da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), as concessionárias de veículos automotores Covel Motos, Discautol, Renascença, Kriar, Dismoto, Endo Car, Perkal, Auto Master, Enzo, Motor 3 France, Tao, Kimoto, Smaxx, Kampai, Xinai Motors Seminovos Renascença, China, Monet e Amadosan.

“De pronto ficou estabelecido que é proibida a recusa de venda de automóveis a consumidores de outras cidades. Essa prática era observada especialmente quando a cidade de origem do consumidor contava com concessionária da mesma marca da outra cidade. Por conta de um arranjo entre as concessionárias da mesma fabricante, uma se recusava a vender o mesmo carro que estivesse à disposição do consumidor em sua cidade”, explica o superintendente do Procon, Lamartine Ribeiro.

Conforme Lamartine, há algum tempo o Procon já não vinha recebendo denúncias dessa prática. “Agora, está confirmada a proibição da restrição a esse tipo de venda, em manifestação do Ministério da Justiça, através de seu Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, com apoio da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Publicidade

Na mesma reunião ficou pactuado que a partir do dia 28 de Julho estarão vedadas as publicidades que contenha a informação de que “as condições e/ou taxas poderão ser alteradas sem prévio aviso, caso ocorram mudanças significativas no mercado financeiro”. Também ficou acordado que o texto legal – como são chamadas as informações obrigatórias que a peça publicitária deve conter – deverão ser integralmente “legível”, preferencialmente com fonte de escrita “Arial”, e corpo (tamanho da letra) no mínimo 8.

O Procon ainda definiu no acordo a restrição a que apareça na peça publicitária para o consumidor a inscrição de preço seguida de “+ frete”, “pelo simples motivo de que as concessionárias sabem perfeitamente o valor do frete”, orientou o superintendente. “Da maneira com vem sendo exposta, o consumidor imagina que vai pagar o preço que é anunciado, mas chega à concessionária e é surpreendido com valores de frete que chegam a até dois mil reais, frustrando assim a expectativa de aquisição no valor que foi anunciado”.

Um ponto que ainda está controverso é a cobrança da Taxa ou Tarifa de Cadastro ou de Elaboração de Contrato, também conhecida como TAC, TC, entre outros nomes que, conforme o Procon, somente disfarçam a mesma prática. O Procon/MS entende que essa cobrança, que vem exposta na publicidade das concessionárias, é indevida. Já as concessionárias alegam que simplesmente expões o que os bancos que financiam os veículos cobram. Diante do impasse, foi estabelecido o prazo de 45 dias para que os bancos e financeiras sejam chamados a dar explicações. “Depois desse período, se não houver mudança de posição dos órgãos de defesa do consumidor, a publicidade contendo a cobrança passa a ser proibida e os bancos serão interpelados”, finaliza o superintendente Lamartine Ribeiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em 2017, o ICL entrou na mira do Tribunal de Contas da União pelo uso de R$ 150 milhões

[ BASTIDORES ] Agenda interna? ‘Visita surpresa’ chama atenção

1797 – Fundação de Miranda

Homem é sequestrado, mantido em cárcere e dois acabam presos em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Operação contra Comando Vermelho tem ação em MS e ‘Dama do Crime’ acaba presa

Últimas Notícias

Polícia

‘Só ouvi o barulho’: Caminhoneiro alega não ter visto motocicleta de nutricionista morto em acidente  

Nutricionista chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital

Cotidiano

Com sol entre nuvens, máxima alcança 32°C em MS nesta quarta-feira

O tempo permanece seco em todo o Estado

Polícia

Homem é preso após ser acusado de assediar crianças em parque de Dourados

Testemunhas relataram que viram o homem praticando ato obsceno em via pública

Polícia

Menino de 10 anos morre em acidente de motocicleta conduzida pelo tio na MS-156

Acidente ocorreu em uma curva acentuada