A quantidade de peixes mortos encontrados no Lago do Mimoso, em Ribas do Rio Pardo, distante 90 quilômetros de Campo Grande, tem assustado ribeirinhos da cidade. A prefeitura realiza reuniões para barrar a proliferação de macrófitas, plantas aquáticas que vivem em brejos e ambientes aquáticos.
Ao Jornal Midiamax, o prefeito da cidade, Roberson Moureira (PSDB), disse que ele e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Reis, estiveram reunidos com representantes do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). O encontro teve como foco principal alinhar ações conjuntas que preservem o lago e resolvam de forma eficaz o problema que se arrasta desde o início deste ano.
As macrófitas começaram a se espalhar pelo Lago do Mimoso em fevereiro de 2025, causando transtornos não apenas para o ecossistema local, mas também para a operação da Usina Mimoso, administrada pela Elera Renováveis. Segundo o prefeito, a empresa disse que os filtros das turbinas precisam ser limpos de três a cinco vezes por dia devido ao excesso de plantas aquáticas, uma frequência muito superior à limpeza diária habitual.
Desde abril, a Elera busca autorização do Imasul para resolver essa demanda. Contudo, o órgão ambiental, responsável pela licença ambiental da usina, se comprometeu a apresentar alternativas mais seguras para conter a vegetação.
Ainda conforme o prefeito, a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem acompanhado de perto toda a situação, realizando visitas técnicas ao lago e mantendo diálogo constante com a Elera. Além disso, uma reunião por videoconferência foi realizada com a presença do prefeito Roberson Moureira, do gerente de Meio Ambiente da Elera, Gustavo Lucena, e de representantes da Suzano, na qual ficou definida a realização de um novo encontro com a diretoria do Imasul.
“Estamos empenhados em encontrar uma solução definitiva e urgente para este problema que impacta o meio ambiente, o lazer e a economia da nossa região. Contamos com a colaboração de todos os envolvidos para proteger o Lago do Mimoso”, destacou o prefeito Roberson Moureira.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***