Sobrou até mesmo para os passageiros empurrarem o veículo da linha 210 (São Julião / Colúmbia / Terminal Nova Bahia), na noite de quinta-feira (15), para conseguirem chegar em casa. O “empurrãozinho” ajudou o ônibus a “pegar no tranco”.
Segundo um deles, justo na hora de ir embora, um funcionário do Consórcio Guaicurus e outros dois homens empurraram o veículo. Dar “tranco” significa usar a força do movimento do veículo para fazer o motor funcionar, quando a bateria está descarregada ou há algum problema no sistema de partida. Ou seja, é uma solução de emergência para esse tipo de situação.
Ainda conforme a página Ligados no Transporte, após análise do vídeo compartilhado pelo Campo Grande Mil Grau, o veículo 2625 da Viação Campo Grande está operando desde 2013. Logo, o ônibus não deveria estar em circulação há dois anos, pois já alcançou 10 anos de funcionamento.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do Consórcio Guaicurus sobre o episódio e aguarda um retorno.
Serviço sucateado
Com frota sucateada e superlotação diária, o Consórcio Guaicurus tem apenas um ônibus para cada 7,6 mil passageiros. As empresas com lucros bilionários possuem 460 ônibus para atender à demanda de 3,3 milhões de usuários por mês em Campo Grande.
Os dados foram citados nas oitivas da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus, na Câmara de Campo Grande. Nesta segunda-feira (12), o fiscal aposentado, Luis Carlos Alencar Filho, apontou o número de usuários mensais do Consórcio.
Alencar destacou que a Agetran possui o CCO (Centro de Controle Operacional) para fiscalizações, com cerca de 80 fiscais. No entanto, disse que tecnologias permitem fiscalização a distância. “Não precisam ir in loco, já mostram que a linha não passou”, explicou.
Ademais, explicou que existe registro fotográfico dos usuários que fazem uso do passe diariamente. O sistema permite relatórios diários e mensais sobre os passageiros da frota.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.