Um paciente, que preferiu anonimato, registrou imagens da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Almeida sem médicos nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (7). Com forte enxaqueca e dores no corpo, o homem relata que demorou quase 3h para ser atendido após a triagem.
Nas imagens é possível notar que apenas o paciente aguarda ser chamado. Ele passou pela triagem por volta das 5h28, contudo, não havia sido atendido pela equipe médica até 7h46.
“Não tem ninguém, nem médicos têm nas salas. É um total descanso com a população. Ao perguntar para a recepção, me disseram que logo atenderiam. Estava com forte dor de cabeça, febre e dores pelo corpo”, descreve.
O paciente visita sete consultórios, sendo alguns trancados e três sem profissionais no plantão.
O que diz a Sesau
A reportagem enviou as imagens registradas pelo paciente e questionou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) sobre a falta de médicos em atendimento, contudo, não houve retorno sobre a questão. De acordo com a escala médica plantonista desta segunda-feira, haveria oito profissionais escalados pela manhã.
Em nota, a pasta informa que o atendimento nas unidades de urgência e emergência é realizado de acordo com a classificação de risco feita no ato da triagem do paciente, que varia de cor de acordo com a gravidade do quadro clínico. Pacientes que são classificados com a cor vermelha passam por atendimento imediato — na maior parte das vezes esses pacientes são levados às unidades de urgência através de serviços de socorro, como Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Corpo de Bombeiros.
“Aqueles que recebem a classificação laranja têm tempo protocolar de espera de até 30 minutos, enquanto aqueles que têm a classificação verde ou azul possuem baixo, ou nenhum risco à vida e têm tempo protocolar de espera de até quatro horas. Cabe ressaltar ainda que, historicamente, observa-se um aumento no número de pessoas que buscam por atendimento no início da semana, resultando, infelizmente, um aumento no tempo de espera em relação a dias anteriores”.
Confira o vídeo:
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.