VÍDEO: Morador faz alerta após encontrar escorpião em gramado da Orla do Aeroporto
Vídeo mostra animal peçonhento na Avenida Duque de Caxias
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um morador de Campo Grande registrou um vídeo de alerta para pessoas que costumam ver o pôr do sol e deitar no gramado da Orla do Aeroporto, em Campo Grande. Um escorpião chamou a atenção na Avenida Duque de Caxias.
O registro foi compartilhado pela página Campo Grande Mil Grau, com o morador alertando quem costuma frequentar o espaço. “Vocês que gostam de ficar sentado na Orla, tomem cuidado. Quase pisei em cima e fiz esse vídeo de alerta. Quem foi picado sabe como é”, disse.
O animal peçonhento é considerado uma praga urbana. A infestação ainda é favorecida pelo clima chuvoso e quente, típico de verão. A espécie é encontrada em vários locais, principalmente em pontos com a rede conectada a esgoto.
Infestação
Ex-diretor científico do Instituto Vital Brazil e aluno de doutorado do Icict/Fiocruz (Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Osvaldo Cruz), Claudio Maurício Vieira de Souza destaca que o Tityus serrulatus, conhecido como escorpião-amarelo, típico no Centro-oeste, está listado como principal “vilão” em acidentes graves, principalmente, em crianças e idosos, pacientes mais vulneráveis ao veneno.
O artrópode é atraído por locais habitados por baratas, a principal refeição do escorpião. Logo, a espécie se adapta muito bem à vida no subterrâneo das cidades e, quando buscam um abrigo provisório, acabam subindo pelas tubulações de esgoto, ralos de pias, canos e até caixas de gordura. Ou seja: ambientes úmidos, escuros e com insetos são chamariz para a infestação.
Vale lembrar que manusear um escorpião em casa ao encontrá-lo requer muito cuidado. A Sesau informa que a orientação é para que o morador capture e coloque em um recipiente com álcool de forma segura e leve até a coordenadoria do CCZ ou, em caso de acidentes, leve até a unidade de saúde para que seja identificado. Se solicitada a desinsetização, que seja entregue para equipe do CCZ.
Os exemplares são encaminhados para identificação, que é realizada no laboratório de entomologia do CCZ. Caso o morador esteja encontrando escorpiões com frequência, pode ligar ou mandar WhatsApp para o telefone 2020-1796. Serão informados sobre medidas de controle e, se necessário, uma ordem de serviço para desinsetização será feita e o procedimento realizado após vistoria e sem custo.
Confira o vídeo:
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
Notícias mais lidas agora
- Caminhoneiro é encontrado morto em motel após se recusar a pagar ‘programa’ em Campo Grande
- Amigos e familiares procuram por LaBrysa, rapper de MS que desapareceu em Cuiabá
- Em surto e ensanguentado, homem invade apartamento, afirma ter matado pessoas e é contido pela PM
- Mãe é proibida de manter contato com bebê de 6 meses após ameaçar cortá-lo em pedaços
Últimas Notícias
Receita esclarece que não cobrará imposto por Pix
A principal mudança foi a extensão do monitoramento de transações financeiras
Após dois pregões de baixa, dólar tem ligeira alta com exterior
A moeda perdeu parte do ímpeto altista ainda pela manhã
Ato público em favor da democracia reúne políticos e público de todas as idades
O ato foi convocado pela Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, CUT-MS, UGT, Juristas pela Democracia, PSOL, UP, PCdoB, PDT, PSB e PT
Dívida de R$ 100 teria causado desentendimento entre travesti e caminhoneiro em motel da Capital
Mas, possivelmente, o homem morreu após uma overdose
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.