Pacientes que buscaram atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Moreninha – Joel Rodrigues Da Rocha – localizada na rua Araticun em Campo Grande, esperaram mais de sete horas para que pudessem passar pela consulta médica nesta terça-feira (15).
Segundo relatos de leitores do Jornal Midiamax, que aguardavam atendimento na unidade, alguns pacientes se reuniram e imploraram por atendimento na porta dos consultórios. A situação foi gravada e enviada para a reportagem.
Nas imagens é possível ver alguns pacientes relatando as horas e espera e ‘implorando’ por atendimento médico. “Tem gente com dor e os médicos não estão chamando”, diz uma das mulheres que aparece nas imagens.
Com febre, dores pelo corpo, vômito, entre outros sintomas, a assistente de educação infantil Katia Rocha Xavier, chegou a unidade por volta das 9 horas e afirma que foi atendida depois das 16 horas. “Eu estou com dengue e fiquei todo esse tempo esperando por atendimento”, frisa.
Discussão e deboche
Os pacientes afirmam que além da demora no atendimento, enfrentaram o descaso dos funcionários, que conforme as informações, riam ao serem questionados sobre o atendimento.
“Tinha uma senhora de 68 anos que por várias vezes implorou por atendimento porque já estava lá há muito tempo. Funcionários riam quando a senhora pedia para ser atendida”, relata.
Pacientes ainda disseram que no período da tarde, os atendimentos tiveram início após às 15h30, quando equipes da Polícia Militar e da GCM (Guarda Civil Metropolitana) chegaram à unidade.
“Os atendimentos só voltaram depois das 15:30 porque chamaram a Polícia Militar e a Guarda”, afirmou.
O que diz a Sesau
À reportagem do Jornal Midiamax a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirma que “tem adotado, de forma contínua, medidas emergenciais para garantir o atendimento adequado à população, diante do aumento expressivo de casos nas Unidades de Pronto Atendimento”.
Em nota, a Secretaria justifica que “o crescimento na procura por atendimentos, especialmente relacionados a doenças respiratórias, levou à ativação do Plano de Contingência, que tem como objetivo reorganizar os fluxos assistenciais, ampliar os pontos de atendimento e assegurar uma resposta eficiente e oportuna, em conformidade com os protocolos estabelecidos pelas regulações estadual e municipal”.
Ainda segundo a secretaria, “os pacientes estão sendo acolhidos e encaminhados, conforme o grau de urgência, garantindo o atendimento no local mais apropriado às suas necessidades”. A Sesau também garante ter enviado dois médicos adicionais para atendimentos na unidade.
Matéria editada às 17h54 para acréscimo de posicionamento da Sesau.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.