Um advogado atuante no Direito Militar flagrou alimentos estragados na Base Fluvial de Ladário, do Com6ºDN (Comando do 6º Distrito Naval) da Marinha do Brasil, a 426 quilômetros de Campo Grande, nesta quarta-feira (2).
Após o flagrante, o advogado publicou um vídeo nas redes sociais, onde mostram frutas e verduras, como tomates e repolhos, estragados, bem como sacolas com pães no chão. No vídeo, o advogado acusa a instituição de armazenar esses alimentos perecíveis de forma inadequada.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
“As forças militares precisam tratar as praças com o mínimo de dignidade. Militares não são porcos. Prosseguiremos em nossa missão até que as coisas mudem. Para você, é fato isolado esse caso?”, diz trecho da legenda da publicação.
Por outro lado, a Marinha, por meio do Comando do 6º Distrito Naval, afirmou ao Jornal Midiamax que os itens mostrados no vídeo estavam separados para serem descartados e não foram servidos para consumo. Além disso, ressaltou, em nota oficial, que a cozinha da base citada no vídeo foi reformada no ano passado e que os locais de armazenamento de alimentos passam por inspeções diárias.
Contudo, após a publicação do vídeo, dezenas de pessoas comentaram a situação, algumas com relatos do que já vivenciaram na Marinha. Um internauta comentou que chegou a passar mal com a alimentação de bordo.
“Sempre passei mal com a alimentação de bordo. Por anos levei comida de casa”, escreveu o homem, que ainda desabafou sobre a escala apertada na carreira militar.
‘Qualidade deplorável’
Com a repercussão do vídeo do advogado, a reportagem do Jornal Midiamax também recebeu relato de militares que passaram pela instituição e vivenciaram o mesmo. “Do refeitório, dá para ver dentro da cozinha e sempre tinha batata jogada no chão. No período da noite, quem estava de serviço, quando ia pegar a janta se deparava com frango cru. Comida de qualidade deplorável”, relatou.
Confira a nota do Comando do 6º Distrito Naval na íntegra:
“A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), informa que
tomou conhecimento de vídeo que circula nas redes sociais sobre os alimentos servidos aos
militares do Complexo Naval de Ladário. Acerca do vídeo, o Com6ºDN esclarece que os itens
alimentícios mostrados nas fotos estavam separados para descarte e não foram servidos para
consumo.
O Com6ºDN ressalta, ainda, que a cozinha da Base Fluvial de Ladário, organização militar
responsável pela produção das refeições, passou por reformas em 2024, e que os locais de
armazenamento de alimentos sofrem inspeções diárias.”
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.