A caminho do trabalho em Chapadão do Sul, a 332 quilômetros de Campo Grande, na estrada vicinal da Fazenda Campo Bom, Semi Arsênio de Jesus, de 56 anos, flagrou um fenômeno meteorológico interessante no céu: um funil, parecendo um tornado, surgiu entre as nuvens e o deixou assustado.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
“Semana passada, aconteceu uma coisa parecida. É como se fosse um tornado, mas não chega a causar destruição, como a gente vê lá fora”, explicou à redação do Jornal Midiamax.
Abaixo, confira as imagens registradas pelo leitor:
Chapadão do Sul, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), também é uma das cidades sul-mato-grossenses que está sob alerta de tempestades intensas na tarde desta terça-feira (18).
Meteorologista fala sobre o fenômeno
O já reconhecido meteorologia Natálio Abraão, do Laboratório de Meteorologia e Radiometria da Uniderp, explicou que, apesar da aparência de um tornado, são fenômenos diferentes.
Em entrevista ao Jornal Midiamax, o profissional explicou, para início de conversa, o fenômeno, realmente, não é um tornado. “Um tornado surge só na presença de nuvens cumuloninbus, associadas a trovoadas e fortes rajadas de ventos acima de 60 km/h.. É visto quando desce da base dessa nuvem, como mostra o vídeo, e atinge o solo.. Um tornado de verdade pode derrubar árvores e placas, e também pode vir associados a chuva e granizos”, resumiu.
Natálio também foi categórico ao nomear o fenômeno. “Está bem caracterizada como nuvem funil… Se tivesse atingido o solo, seria tornado… Quando esse fenômeno atinge água, seja em lagos ou rios, chama-se tromba d’água”.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.