Valério Lemes, líder indígena de Aquidauana, morre na Santa Casa de Campo Grande

Ele era conhecido na comunidade por sua luta por educação e saúde, e por seu engajamento nos esportes

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Valério Lemes da Silva (Foto: reprodução internet)

Morreu na manhã desta sexta-feira (24) o líder indígena Valério Lemes da Silva, da Aldeia Limão Verde, localizada em Aquidauana, a 135 km de Campo Grande. Valério se destacava pelo trabalho junto à comunidade da qual, inclusive, já havia sido cacique.

Aos 59 anos, Valério estava internado na Santa Casa da capital, segundo o portal Aquidauana News. Amigos e familiares chegaram a divulgar vaquinha solidária para arrecadar recursos para o tratamento do líder.

Ele era conhecido na comunidade por sua luta por educação e saúde, e por seu engajamento na cultura e nos esportes, com destaque para seu trabalho com a equipe de futebol feminina Aruak.

Nas redes sociais, diversas mensagens lamentando o falecimento do líder indígena foram publicadas. “Uma grande perda”, “um grande líder”, disseram vários aquidauanenses. 

“Infelizmente estamos perdendo um grande líder da nossa comunidade indígena Limão Verde, guerreiro, amigo, irmão e parceiro, foi, mas deixou grandes legados para quem teve a oportunidade de acompanhar suas lutas pela nossa família Limão Verde. Que Deus coloque em um bom lugar”, disse Ademir Gabriel Machado.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados