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Cotidiano

União autoriza expropriação de 6 km na BR-163 para duplicação em Campo Grande

CCR MSVia precisa ampliar trechos da BR-163 como parte do novo plano de concessão
Fábio Oruê -
br-163
BR-163 em Campo Grande. (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) autorizou a CCR MSVia, atual Motiva, a desapropriar áreas da União para realizar a duplicação da BR-163, em Campo Grande. A publicação consta no DOU (Diário Oficial da União) desta segunda-feira (28).

Ao todo, são 6 km de extensão de áreas adjacentes à rodovia federal, administrada pela concessionária, com 500 m de largura, do km 454 ao km 460. Entretanto, a Motiva não fica desobrigada a obter os licenciamentos ambientais e cumprir as obrigações adicionais junto aos órgãos públicos.

A Agência já autorizou o início das obras de duplicação da BR-163 em dois trechos na Capital. Uma duplicação fica entre o km 452,90 ao km 454,50. A obra em questão faz parte da ampliação do PER (Programa de Exploração da Rodovia) do Contrato de Concessão e possui previsão de conclusão até o 1º ano de concessão.

Assim, o trecho se junta a outro de 5,5 km já autorizado pela agência, totalizando — até o momento — 8,1 km de duplicação. O primeiro trecho ainda prevê rotatória alongada e regularização de acessos.

Relicitação da BR-163

Apesar da mudança de nome, a empresa está à frente da rodovia há pelo menos 11 anos e segue com a concessão bilionária em MS. A CCR foi a única interessada na estrada federal de 845,9 quilômetros, que vai de norte a sul no Estado.

Conforme sessão do leilão, a proposta da Motiva foi de R$ 0,07521 por km para a tarifa de pedágio. O valor é o mínimo previsto no edital da ANTT. Com o leilão, a rodovia terá menos duplicações em MS.

Ou seja, serão mais 203 quilômetros com duplicação na em MS. Também há previsão de 147 quilômetros de faixas adicionais, 28,8 quilômetros de contornos, 55 obras de artes especiais e 23 quilômetros de marginais.

A MSVia ainda terá que prestar contas sobre o andamento da repactuação do contrato sobre a BR-163 a cada 90 dias à Alems (Assembleia Legislativa de ). O pedido dos deputados estaduais foi motivado para não repetir o fracasso da concessionária em manter as operações na BR que corta o Estado e tem o apelido de “rodovia da morte”, devido ao alto índice de acidentes

trechos urbanos br 163 campo grande ms
Km 485 tem o maior número de acidentes nos últimos 11 anos. (Madu Livramento, Midiamax)

Duplicação da BR-163

A BR-163 em MS, segundo a CNT (Confederação Nacional do Transporte), está em bom estado e possui trechos regulares perto da divisa com o Paraná. Ademais, vale pontuar que a pesquisa não considera nenhum dos pontos da rodovia como ótimo na classificação.

Mais de 80% da estrada não tem duplicação no Estado. Ao longo dos 11 anos de concessão, a CCR MSVia duplicou 150,4 km dos 845,9 km de extensão da rodovia; ou seja, a concessionária entregou duplicação em apenas 17% da rodovia.

Além disso, vale pontuar que as duplicações pararam em 2018. Foram 86,3 km duplicados em 2015, outros 13,5 km em 2016, mais 38,8 km em 2017 e outros 11,6 km em 2018.

Percebe-se que a maior entrega de duplicação aconteceu logo em 2015, quando a concessionária buscava regularização para início das operações comerciais. Isso porque tinha obrigação da entrega de 10% do total de duplicações previstas no Programa de Exploração da Rodovia.

Então, acelerou a duplicação dos 86,3 quilômetros entregues em janeiro de 2015. Em setembro daquele mesmo ano, começou a cobrar pedágio aos condutores que passavam por MS.

Desde então, a CCR MSVia iniciou obras de duplicação e as mantêm paralisadas no Estado. Os dados são do último relatório mensal da concessionária, disponibilizado pela ANTT em abril de 2025.

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