Pular para o conteúdo
Cotidiano

UFMS abre agendamento para visitação guiada no Parque da Ciência e em laboratórios 

A oportunidade é tanto para as escolas quanto para a população em geral
Idaicy Solano -
Parque da Ciência UFMS. (Divulgação, UFMS)

A ( Federal de ) está com agenda aberta para receber grupos de, no mínimo, 10 pessoas para visitas guiadas nos laboratórios da universidade e no Parque da Ciência. A oportunidade é tanto para as escolas quanto para a população em geral. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O Parque da Ciência, localizado na Esplanada do Morenão, abriga 18 monumentos que representam diferentes áreas do conhecimento, como matemática, literatura, física e química, tornando a ciência acessível e instigante para a comunidade. 

Entre os monumentos estão: Cadeira de Beuchet, Espelhos Curvos, Pêndulo de Newton, Balanço de Ressonância, Tubo de Atraso de Som, Mosaico Interativo, Alavanca de Arquimedes, Carrinho sobre Trilhos, Espelhos Parabólicos de Som, Geodésica, Tabela Periódica Interativa, Tábua de Galton, Banco Livro de Poemas, Tubos Sonoros, a Onça e a Capivara, Painel dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Bolha de Sabão e Asa de Arara. 

A coordenadora do Museu de Ciência e Tecnologia da UFMS, Luciana Montera, explica que os monumentos trazem uma abordagem interativa e informativa. Além disso, a visita é guiada por monitores que levam os visitantes a uma imersão que promove  interação direta com os monumentos e o conteúdo científico.

“Cada estrutura representa uma ciência específica e apresenta a história, os conceitos científicos e os pesquisadores envolvidos. Dessa forma, os visitantes podem explorar o conhecimento de maneira dinâmica e envolvente”, destaca a coordenadora. 

Além do Parque da Ciência, a visita também se estende aos laboratórios da universidade, incluindo o Centro de Pesquisa e Inovação em Bioprospecção e Síntese de Produtos para a Saúde Humana e Animal; a Coleção Zoológica; o Herbário CGMS; o Laboratório de Zoologia do Instituto de Biociências; o Museu de Anatomia; e o Laboratório Ensino e Pesquisa em Tecnologia.

Também estão inclusos o Laboratório de Demonstração e Experimentação em Física; o Laboratório de Práticas em Educação Geográfica Sustentável; o Laboratório de Estudos Rurais e Regionais; o Laboratório de Estudos Urbanos; o Laboratório de Tecnologia Assistiva, Engenharia Biomédica, Metrologia e Automação; e o Laboratório de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade. 

O visitante pode escolher a data e definir quais espaços deseja conhecer. Vale ressaltar que, o responsável pelo agendamento só poderá escolher um dos espaços para visitar. Para agendar, é necessário preencher e enviar um formulário. Após o envio do formulário, um e-mail será enviado automaticamente confirmando o agendamento. 

A universidade reforça que a equipe entrará em contato se houver algum impedimento para a realização da visita na data escolhida. Cerca de uma semana antes da data marcada, a universidade irá confirmar a participação com o responsável pelo grupo e informar o laboratório que será visitado.

O espaço também é aberto para visitas livres, sem necessidade de agendamento. “Famílias e indivíduos podem visitar o parque a qualquer momento. Cada monumento conta com totens informativos e QR Codes que direcionam para páginas explicativas, permitindo que o visitante explore os conteúdos de forma independente”, reforça Luciana.

Para mais informações, basta clicar aqui.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

SC: Seis crianças ficam feridas após vendaval derrubar muro de ginásio

Volodymyr Zelensky

Ucrânia diz que desmantelou rede de espionagem húngara que coletava dados militares

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

rota da celulose

Rota da Celulose será administrada por consórcio com empresa ‘novata’ e outra que tenta repactuação no RJ

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Caio deve ser interrogado na próxima audiência sobre feminicídio de Vanessa Ricarte

Últimas Notícias

Transparência

Proprietários vão indenizar projeto após construir decks e quiosques em APP de Bodoquena

Proprietários de uma chácara em Bodoquena terá que pagar indenização e cumprir termos de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) após construir decks, quiosques e passarelas em APP (Área de Preservação Permanente) de Bodoquena. Eles firmaram TAC com a 2ª Promotoria de Justiça de Miranda para reparar os danos ambientais pelas construções irregulares às margens … Continued

Cotidiano

Bonito passa a receber voos diretos de Guarulhos a partir de 3 de setembro

Latam anunciou novo voo para Bonito vindo do principal aeroporto do País, em Gaurulhos. Dourados também terá voo direto

Polícia

Idoso é baleado por atiradores em motocicleta no interior de MS

O idoso foi atingido por dois disparos

Cotidiano

Servidores da Saúde paralisam no dia 15 por reajuste salarial e melhores condições

Profissionais da saúde se somam aos técnicos de educação, que organizam paralisação na próxima quinta-feira (15). Serviços podem ser interrompidos temporariamente