Trator da Prefeitura de Campo Grande começou a abrir um aceiro por volta das 9h desta quinta-feira (31) no antigo aterro sanitário, na Rua Bartolomeu Mitre, Jardim Noroeste, em Campo Grande, local atingido por grande incêndio na tarde de ontem. O objetivo é remover a vegetação de uma faixa do lote para impedir que, se as chamas retornarem, o fogo chegue a casas improvisadas de uma ocupação na região.
Moradores ouvidos pela reportagem afirmam que o fogo só não atingiu os barracos na quarta-feira (30) porque o vento levou as chamas para o lado contrário, que é uma área de vegetação. “Se não, teria destruído tudo”, lamenta uma mulher que mora no local há quatro anos, aguardando destinação de outra área pela Agehab (Agência de Habitação Popular de MS). As moradias são feitas de lona e madeira, materiais inflamáveis, e correm maior risco de incêndios no período de seca.
Agora, as famílias aguardam a chegada de equipe da Defesa Civil para uma reunião marcada para as 10h. O encontro, que conta com a participação do conselho de segurança comunitário do bairro e outros moradores, deve abordar o incêndio desta quarta-feira e deliberar acordos para prevenir novas ocorrências.

Incêndio
Foi possível ver as chamas de vários pontos da cidade, quando labaredas com cerca de 10 metros se formaram no local. A suspeita é que um homem não identificado tenha ateado fogo no lixo e causado o incêndio. “Se espalhou muito rápido. Todo ano é assim. Felizmente, nunca foi atingiu minha casa, mas hoje estou com medo porque o fogo está muito forte”, disse o jardineiro Carlos Ricardo.
No local, equipes do Corpo de Bombeiros montaram quatro frentes de trabalho para o fogo não atingir os barracos. Com o incêndio se alastrando rapidamente, as chamas chegaram a cerca de 30 metros das casas. Foi possível ver a fumaça a quilômetros de distância, inclusive da Avenida Duque de Caxias. Já a fuligem foi detectada a cerca de 3 quilômetros de distância.
Devido ao vento, as fagulhas do fogo se espalharam e atravessaram a rodovia, assim chegaram a uma área que pertence ao Parque dos Poderes e também aos fundos de uma churrascaria bastante conhecida na região do macroanel rodoviário.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***