A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) divulgou, nesta quarta-feira (30), o calendário da tradicional arrecadação de lixo eletrônico. Nesta edição, pela primeira vez, a iniciativa será feita em todos os câmpus do Estado.
O evento será aberto para todos os públicos, de 11 a 15 de agosto. Entre a Procids (Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade) e a Facom (Faculdade de Computação), com intuito de promover a reutilização e/ou a destinação correta de diversos equipamentos, além de auxiliar no processo de aprendizagem de estudantes.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
“A expansão da Semana para todos os câmpus da UFMS é um reflexo direto do sucesso consolidado do projeto liderado pela professora Luciana Montera, na Facom, aqui na Cidade Universitária. Essa iniciativa já contava com o apoio da gestão há alguns anos e, com a criação da Procids, percebemos a oportunidade e a necessidade de amplificar esse impacto”, destaca o diretor de Sustentabilidade da Procids, Leonardo Chaves.
“O lixo eletrônico possui um imenso potencial poluidor e a demanda por descarte correto é constante em todas as nossas regiões. Ao estender a ação, buscamos não apenas atender a essa demanda em uma escala maior, mas também fortalecer uma cultura de responsabilidade ambiental em toda a nossa comunidade universitária e nas cidades onde estamos presentes”, completa.
O que pode descartar?
Entre os materiais que podem ser levados estão: celulares, smartphones, notebooks, tablets e desktop; monitores; impressoras, projetores e outros equipamentos de imagem; telefones fixos, modens, roteadores, teclados, mouses e acessórios de informática; câmeras, gravadores, calculadoras, controles remoto, carregadores e outros portáteis; aparelhos de CD, DVD, Bluetooth; materiais elétricos, como câmeras de segurança e interfones; fones de ouvido, caixas de som e outros aparelhos de reprodução de música; balanças; lanternas; e eletrodomésticos, como fogões, cooktops, geladeiras, entre outros.
A lista é extensa e a população pode, inclusive, aproveitar os equipamentos que estiverem no local ou até mesmo parte deles. Entre as exceções estão os televisores de tubo e lâmpadas, que não serão aceitos durante a semana.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***