A usina termelétrica William Arjona, em Campo Grande, deve entrar em operação ainda em agosto, para ajudar a suprir a demanda por energia elétrica do país. A unidade venceu leilão Aneel em 2021 para auxiliar na produção elétrica.
A termelétrica é movida a gás natural e recebeu fiscalização da Agems (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), que é responsável por regular o sistema. A unidade vai gerar 177 megawatts.
Quando necessário aumento da produção, uma das possibilidades do sistema elétrico nacional é o acionamento das termelétricas, para atender a demanda do próprio submercado, realizar intercâmbio com outros submercados ou, até mesmo, realizar intercâmbio internacional.
Bandeira vermelha 2
A conta de luz está mais cara desde 1º de agosto, conforme anunciado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A bandeira tarifária vermelha patamar 2 passará a valer a partir de hoje em todo o Brasil, com acréscimo de R$ 7,87 na fatura, para cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.
Conforme a agência, o principal motivo para o aumento se deu por conta do índice de chuva, que ficou abaixo da média em todo o país. Com isso, houve redução nos meios de geração de energia por hidrelétricas, sendo necessária a utilização de fontes mais caras, como as usinas termelétricas.
Este é o quarto mês consecutivo de encarecimento nas faturas, sendo que em maio foi aplicada a bandeira amarela; e, em junho e julho, a vermelha patamar 1. A cobrança extra irá afetar residências, comércios e indústrias em todo o território brasileiro.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!