A temperatura em Campo Grande caiu para 10°C durante a noite e a sensação térmica gelada de 2°C fez com que 59 pessoas buscassem abrigo no Parque Ayrton Senna. No espaço localizado no bairro Aero Rancho, é montado um ponto de acolhimento noturno quando a temperatura cai.
A informação é da SAS (Secretaria de Assistência Social e Cidadania), que ativa o espaço às 18h de dias frios como a segunda-feira (9). Por lá, as pessoas podem pernoitar, com acesso a colchão e cobertas, até as 6h.
A ação faz parte do projeto Inverno Acolhedor e busca oferecer suporte às pessoas que, por diferentes motivos, recusam os acolhimentos institucionais da SAS. Como o Ponto de Apoio é montado com base nos alertas de frio intenso emitidos pela Defesa Civil, a ideia é que, nesta semana, ele fique disponível por três dias.
Atuam as equipes da SDHU (Superintendência de Política de Direitos Humanos); Defesa Civil Municipal; Funesp (Fundação Municipal de Esportes); Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde; e Proteção Social Especial da SAS, que opera na organização e execução da ação.
Serviços oferecidos
O Ponto de Apoio conta com colchões, alimentação e entrega de agasalhos. Além disso, as equipes também preparam a estrutura para garantir o acolhimento de pets que acompanham essa população. No local, os animaizinhos recebem ração, coleiras e água.
Assim como na primeira edição do projeto, dessa vez, as pessoas que desejarem atendimento no Ponto de Apoio serão encaminhadas ao Parque pelas equipes do Centro POP, por meio de ônibus da SAS e pelos técnicos do Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social), que fazem buscas ativas em regiões da Capital onde a população em situação de rua costuma se abrigar, além de atender denúncias da população. As pessoas também podem chegar de maneira espontânea ao Parque.
A equipe de rua do Seas, realizou 17 abordagens durante a noite, nas ruas de Campo Grande. Foram distribuídos 12 cobertores e duas pessoas foram encaminhadas para acolhimento.
A população pode colaborar informando sobre pessoas em situação de vulnerabilidade expostas ao frio por meio dos telefones (67) 99660-6539 e 99660-1469, além do 156.
Centro POP
Durante os dias de funcionamento do Ponto de Apoio, o Centro POP realizará novamente um esquema especial de atendimento, já que, na primeira semana da ação, a maioria dos usuários que frequentam o espaço durante a semana aceitou o atendimento no Parque Ayrton Senna. Por isso, a equipe técnica estendeu o atendimento até as 20 horas, garantindo os encaminhamentos do serviço e o transporte até o ponto de apoio.
Com o encerramento do Ponto de Apoio às 6 horas, a população que pernoitar no Parque será encaminhada ao Centro POP para tomar café da manhã e dar continuidade ao atendimento psicossocial, se desejarem. O espaço oferece serviços essenciais a pessoas em situação de rua, operando de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
No local, os assistidos têm acesso a uma gama de serviços que visam promover sua dignidade e autonomia, como higiene pessoal, guarda de pertences, lavanderia, acesso a três refeições diárias, auxílio na regularização de documentos pessoais e atendimento técnico focado na construção de um Plano de Atendimento Individualizado. Além disso, são desenvolvidas atividades que estimulam o fortalecimento da autonomia, o protagonismo e a participação social dos indivíduos, como oficinas e atividades lúdicas.
A unidade fica na Rua Joel Dibo, 255, Centro.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***