Pular para o conteúdo
Cotidiano

Tem traças em casa? Entenda porque infestação aumenta no verão e como evitar a infestação

Apesar de não oferecerem nenhum risco a humanos e animais domésticos, insetos causam danos em roupas e livros
Karina Campos -
Traça-de-livro e traça-de-roupa (Reprodução, Samtal)

“Largado às traças”, geralmente, é uma expressão popular que faz menção ao abandono ou sujeira em algum ambiente. É um paralelo entre o dito popular e curioso inseto, responsável pela destruição de livros e roupas e que nesta estação ganha destaque.

Isso porque as traças, mesmo com ciclo de desenvolvimento o ano inteiro, encontram condições ideais na umidade do verão em para se reproduzirem.

Além disso, há mais de uma variedade do inseto. Danilo Bandini Ribeiro, do Instituto de Biociências e professor da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), explica que a traça-de-livro e traça-de-roupa são espécies diferentes.

A traça-de-roupa passa por metamorfose. O inseto forma um casulo enquanto está se alimentando, ficando na parte interna dele. Após a transformação, ela viverá como uma pequena mariposa.

As traças de roupas se alimentam de materiais têxteis de fibra natural ou, ainda, de tecidos que contenham suor. Logo, é muito comum encontrá-la no guarda-roupa ou armários que ofertem condições favoráveis de temperatura alta, umidade e falta de limpeza frequente.

Traça-de-livro

A traça-de-livro também é encontrada facilmente nos centros urbanos. Diferente da traça de roupa, ela não cria asas ou casulos, e dificilmente destroem roupas.

Logo, a aparência dela pode causar mais estranheza para quem tem medo de insetos. Seu corpo é alongado, odeia a luz, e se esconde em locais como estantes, armários, sofás, rodapés e outros locais a que possam ter acesso fácil.

Sua nutrição vem de substâncias ricas em celulose, como o papel, e preferem ambientes úmidos e escuros, por exemplo, estantes de livros e bibliotecas seus locais favoritos.

traças
Traça-de-roupa em casulo (Instituto Biológico, Foto: F.J. Zorzenon e J. Justi Junior)

O que são traças?

Ramon Mello, biólogo com especialização em Zoologia e docente do curso de Ciências Biológicas da UFMS, explica que as traças ou traças-de-livros são animais invertebrados pertencentes a classe dos insetos. E são consideradas um dos grupos mais antigo, já que seus ancestrais surgiram antes da origem das asas dos insetos, ou seja, são insetos sem asas (ápteros).

Outra condição que caracteriza as traças como insetos primitivos é o fato de possuírem desenvolvimento direto (ametábolo), ou seja: os imaturos eclodem dos ovos já com a morfologia similar a dos indivíduos adultos – ao contrário de outros insetos, como o mosquito da , das borboletas e mariposas que eclodem dos ovos na forma de larvas cilíndricas (vermiformes) e, posteriormente, sofrem metamorfose para se transformam em adultos.

As traças pertencem à ordem dos insetos chamados de Zygentoma, nome em grego que significa corpo segmentado. Dentro da ordem Zygentoma, existem 650 espécies distribuídas ao redor do mundo, sendo no conhecidas 31 espécies.

Espécies de traças

Sendo assim, as estimativas são de que existam cerca de 1.000 espécies no mundo e 220 no Brasil que ainda não foram descritas e catalogadas pela ciência. Fato que se deve a falta de biólogos especialistas no estudo desses insetos.

“As traças são insetos bem pequenos com um comprimento corpóreo variando entre 2 – 20 mm, possuem coloração marrom a cinza com escamas que refletem uma coloração prateada. Possuem um longo par de antenas na extremidade anterior (cabeça) e três longos filamentos posteriores (cauda). São insetos de hábito noturno que gostam de ambientes escuros e úmidos, motivo pelos quais no verão esses animais são mais encontrados, como tem ocorrido aqui em ”, explica Ramon Mello.

A maioria das espécies das traças habitam na natureza e se alimentam de matéria vegetal em decomposição, como folhas caídas no solo, e de fungos. O problema é que algumas espécies se adaptaram aos ambientes urbanos, alimentando-se da celulose e do amido presente na composição do papel, além da cola utilizada na encadernação de livros. Tudo isso é o que causa descolamento e soltura de páginas, por exemplo.

“Existem relatos de grandes prejuízos econômicos e culturais causado pelas traças por danificarem cédulas de papel-moeda, coleções de selos, obras de arte, papel de parede, documentos históricos entre outros. Esses insetos são inofensivos a saúde humana, não sendo transmissores de doenças e não causam acidentes por picadas ou mordidas, o inconveniente desses insetos seria mesmo a danificação de papéis (livros e documentos)”.

Traça dos livros (Foto: F.J. Zorzenon)
Traça-de-livro (Foto: F.J. Zorzenon)

Mas, enfim: as traças são perigosas? Bandini continua: “Só para as roupas mesmo”. Ou seja, ambas espécies não oferecem nenhum perigo para os humanos e também são inofensivas para animais domésticos. “As duas gostam de umidade e calor, mas isso não necessariamente indica má higienização”, descreve.

Como evitá-las?

Assim, apesar de não apresentar risco à saúde, traças são consideradas pragas diante do potencial em destruir materiais e alimentos. Logo, dicas de higienização podem facilitar a redução dos bichos em casa.

  • Manter os locais arejados e limpos sempre ajuda;
  • Mantenha livros e revistas em ambientes limpos, sem acúmulo de poeira e umidade;
  • Em casos de infestação severa, chame um dedetizador;
  • Se o problema for uma peça de roupa ou apenas um livro, coloque o material em um saco plástico e deixar três dias no freezer, isso irá matar prováveis insetos e ovos.

“Além disso, tem soluções caseiras para espantar esses insetos, como uso de cascas de limão e laranja ou cravo da Índia nos armários e gavetas”, conclui Bandini.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Programação semanal do Sesc Teatro Prosa une inclusão, cinema e música ao vivo

Motorista de aplicativo é liberado, mas passageiros acabam presos por tráfico de drogas

Dom Orani participa do conclave e traz consigo “profecia” de religiosa

Nas partidas iniciadas às 18h30, Palmeiras perde para o Bahia, enquanto Cruzeiro vence o Vasco

Notícias mais lidas agora

Vacinação contra a gripe

Mudanças climáticas antecipam síndromes respiratórias e vacinação ampliada pode frear surto

sigo mpms contrato

MP reforça pedido para Justiça suspender contrato da Sejusp com empresa do SIGO

Virada histórica em partida com nove gols marca estreia do Operário no Brasileiro A3

Brasileira está entre os 11 mortos por atropelamento em festival no Canadá

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Ainda Estou Aqui’ e ‘Senna’ vencem categorias no Prêmio Platino, na Espanha

Prêmio Platino destaca filmes e séries ibero-americanos. Cerimônia de premiação ocorreu no Palácio Municipal de Madri, na Espanha

Polícia

Dupla é detida por troca de etiquetas em supermercado do Jardim Centro-Oeste

Suspeitas trocaram etiquetas de uma peça de carne bovina, que pesava 4 kg, por uma de 1,7 kg

Esportes

Com ‘Lei do ex’, Bragantino vence Santos na Vila e assume a terceira posição no Brasileirão

Com uma vitória convincente por 2 a 1 sobre o Santos na Vila Belmiro, o Red Bull Bragantino ascendeu à terceira colocação do Campeonato, igualando a pontuação do Palmeiras com 13 pontos

Emprego e Concurso

Processo seletivo para analista aberto em Campo Grande tem uma vaga com salário de R$ 6,8 mil

Vaga é para analista técnico no Sesi-MS (Serviço Social da Indústria) e inscrições seguem até 5 de maio