Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sobe para 70 o número de casos confirmados de dengue tipo 3 em MS

O tipo 3 da dengue voltou a ser confirmado no Brasil após 15 anos
Priscilla Peres -
Focos de dengue (Divulgação, SES)

Em uma semana, mais 25 casos de dengue tipo 3 foram confirmados em Mato Grosso do Sul, chegando a 70 positivos para o tipo mais grave da doença, em 2025. Os dados são da SES (Secretaria Estadual de Saúde) e mostram o rápido avanço da tipo 3 no Estado.

O tipo 3 da dengue voltou a ser confirmado no Brasil após 15 anos. Segundo o Ministério da Saúde, a maioria dos casos se concentra em São Paulo e preocupa por uma boa parcela da população nunca ter tido contato com a doença.

Em todo o Mato Grosso do Sul, são 1.953 casos prováveis de dengue, sendo 673 confirmados até o momento, em 2025. Uma morte foi confirmada até o momento, sendo uma mulher de 76 anos, moradora de .

Além disso, outras duas mortes continuam em investigação. Dos 79 municípios de , seis já estão com alta incidência para a doença este ano.

Distribuição de testes rápidos

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) iniciou a distribuição de testes rápidos para diagnóstico da dengue. O Ministério da Saúde enviou 41.775 unidades do teste NS1 ao Estado.

Desse total, 36.000 testes foram destinados diretamente aos municípios, enquanto 5.775 unidades permaneceram em estoque estratégico para situações emergenciais.

Os testes rápidos de dengue irão complementar outros exames diagnósticos, como RT-PCR e sorologia por ELISA, com prioridade para casos graves e grupos de risco, incluindo gestantes, crianças, idosos e pessoas imunocomprometidas.

A SES também reforça a recomendação de envio de todas as amostras de casos suspeitos ao Lacen/MS para confirmação diagnóstica. Além disso, a notificação de todos os casos suspeitos de dengue é obrigatória, independentemente do resultado obtido.

Vacinação não decola em MS

A vacinação contra a dengue segue disponível em Mato Grosso do Sul. Podem se vacinar com a Qdenga pessoas de 10 a 14 anos e o imunizante é eficaz contra todos os tipos de dengue, inclusive o sorotipo 3.

Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde e mostram que a imunização contra a dengue em Mato Grosso do Sul é quase que irrisória. Dos 79 municípios, 76 têm cobertura vacinal das duas doses abaixo de 40%.

Maracaju, Campo Grande, Japorã, Nova Alvorada do Sul, e Laguna Carapã têm os piores resultados. Os seis municípios aparecem no ranking com cobertura vacinal abaixo de 10%, considerando as duas doses para imunização completa.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carro invade estacionamento de lanchonete na Avenida Mato Grosso e atinge veículos

Regulariza Brasilândia visa a recuperar créditos de contruibuintes inadimplentes (PMB, Divulgação)

Regulariza Brasilândia prevê desconto de 100% nos juros e multas de débitos com prefeitura

Chefe que demitiu funcionária após sorteio de carro é preso; entenda

crianças

Bebê vítima de doença respiratória morreu 13 dias após primeiro atendimento médico

Notícias mais lidas agora

‘Colheita Fantasma’: Empresário é preso com armas e munições em escritório em Campo Grande

Dono de bar invadido por ônibus na Afonso Pena fala em R$ 300 mil de prejuízo com acidente

tereza

Tereza Cristina critica situação do Brasil e diz que União Progressista forma ‘bloco forte’

Senac abre curso de qualificação em turismo com abrangência nacional e 26 vagas em MS

Últimas Notícias

Polícia

Alvo de operação reage à abordagem policial e morre em Aparecida do Taboado

O suspeito era um dos alvos da Operação Argos

Polícia

‘Sem acreditar’, amigos e familiares lamentam morte de motoentregador em acidente na Joaquim Murtinho

Motoentregador morreu atropelado por um ônibus após bater em carro e cair na rua

Cotidiano

Agências do Detran retornam com atendimento apenas na próxima segunda-feira 

Entidade estará fechada a partir desta quinta-feira (1º), devido ao feriado de Dia do Trabalhador

Cotidiano

Catedral inicia venda do tradicional bolo de Santo Antônio, com 3 mil alianças 

A expectativa é produzir 17 mil bolos, servidos em potes