Pular para o conteúdo
Cotidiano

Servidores da UFMS e UFGD anunciam paralisação na terça-feira por cumprimento de acordo salarial

Servidores reclamam a não implementação dos reajustes salariais de 2025 e 2026 e o não cumprimento integral do Acordo de Greve de 2024
Osvaldo Sato -
Entre os sindicatos que aderiram a paralisação, estão Sista, Adufms, Aduf Dourados e Sintef (Foto: Divulgação)

Os sindicatos representativos dos servidores de instituições federais de ensino em anunciaram a adesão à paralisação nacional prevista para esta terça-feira (11). Em Campo Grande, os atos serão organizados pelo Sista-MS (Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos da ) e pela Adufms (Associação dos Docentes da UFMS).

Já em , a mobilização será liderada pelo Sintef (Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Mato Grosso do Sul) e pela Aduf Dourados (Sindicato dos Docentes da Universidade Federal da Grande Dourados).

A decisão pela paralisação foi tomada após a constatação de que não houve avanços significativos nas negociações com o Governo Federal. Os servidores denunciam a não implementação dos reajustes salariais de 2025 e 2026 e o não cumprimento integral do Acordo de de 2024.

Além disso, a Medida Provisória 1286/2024 condiciona os reajustes à aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, que ainda está indefinida no Congresso Nacional. As entidades representativas dos servidores relatam que, embora haja manifestações em pressionando o governo para acelerar a tramitação da LOA, as soluções ainda são insatisfatórias.

Durante uma reunião com senadores, o Fórum Nacional dos Servidores Públicos foi informado de que a previsão é de aprovação da LOA entre os dias 10 e 20 de março. No entanto, a décima reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) não trouxe respostas concretas, apenas “medidas paliativas”, como apontam os sindicatos.

Paralisação

Por conta disso, o Sista-MS e a Adufms convocaram docentes e servidores a aderirem à paralisação e a participarem de um ato político, com o objetivo de pressionar o governo a melhorar as condições salariais e cumprir os compromissos assumidos.

Em Campo Grande, a mobilização começará com uma passeata, que sairá do Moreninho às 8h, com destino ao estacionamento da Pró-Reitoria da UFMS. Lá, será realizado um Ato Político e uma Assembleia, onde será discutida a luta por melhores salários e melhores condições de trabalho.

Enquanto isso, em Dourados a mobilização terá a mesma proposta, com manifestações e assembleias lideradas pelo Sintef e pela Aduf Dourados. As atividades também incluirão ações voltadas para o bem-estar dos servidores e suas famílias.

Já o Sinasefe, sindicato que representa os servidores docentes e técnicos do Instituto Federal (IFMS) e Colégio Militar (CMCG) em Mato Grosso do Sul não anunciou, em seu site e redes sociais, adesão oficial ao movimento.

A paralisação faz parte da Semana de Mobilização, que ocorrerá de 10 a 14 de março e que tem como principal objetivo pressionar pela aprovação da LOA e pelo cumprimento imediato dos acordos firmados entre os servidores e o Governo Federal.

A Semana contará com ações em todo o Brasil, incluindo paralisações e atos de pressão no Congresso Nacional, onde caravanas de servidores serão organizadas pelas entidades sindicais para fortalecer a luta pela aprovação da Lei Orçamentária e pelas melhorias nas condições de trabalho e salariais para os servidores públicos federais.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Decreto mantém restrição de R$ 121,5 bi no Orçamento até maio

Motociclista fica ferido em acidente com conversão ilegal de carro na Tamandaré

Botafogo goleia e encaminha vaga na Copa do Brasil; Grêmio perde de virada do CSA

Dorival tem estreia tímida no Corinthians em vitória sobre Novorizontino pela Copa do Brasil

Notícias mais lidas agora

Viatura usada por oficial da PM suspeito de assédio sexual é flagrada em motel

riedel

Riedel diz que reforma agrária é assunto federal e que não vai permitir bloqueios em MS

Dono de bar invadido por ônibus na Afonso Pena fala em R$ 300 mil de prejuízo com acidente

Traficante foge e abandona Hilux roubada com 2 toneladas de maconha na BR-060

Últimas Notícias

Brasil

Operação contra fraude com criptomoedas apreende bens de luxo no RJ

O principal investigado foi apontado como articulador de um esquema de fraude internacional

Sem Categoria

Motorista tenta fugir, mas é preso com 242 kg de maconha na BR-262

O motorista não parou e iniciou fuga

Esportes

América-MG supera São Paulo por 3 a 1 no Brasileirão Feminino

Pela 8ª rodada da Série A1 do Campeonato Brasileiro

Polícia

Defensoria reverte decisão no STJ e mantém indígena no semiaberto

A liminar já havia sido concedida recentemente pelo STJ