Na sexta-feira (28), um raro alinhamento planetário chamará a atenção dos amantes da astronomia. Sete planetas do Sistema Solar estarão visíveis logo após o pôr do Sol, embora alguns sejam difíceis de observar devido à baixa altitude no horizonte.
Eventos desse tipo não são incomuns, mas a presença de sete planetas torna este especial. Normalmente, é possível ver cinco a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.
Nesta ocasião, Marte, Júpiter e Vênus serão os mais fáceis de identificar, enquanto Saturno e Mercúrio terão uma janela de observação de apenas cinco minutos antes de desaparecerem no horizonte. Aplicativos como Stellarium e Star Walk 2 podem ajudar a localizá-los.
O fenômeno ocorre devido ao movimento de translação dos planetas, que ocasionalmente os alinha do mesmo lado do Sol. Eventos semelhantes ocorrerão em 10 de agosto deste ano e em 2026, mas o próximo com sete planetas só será visível em 19 de maio de 2161, antes do amanhecer, e novamente em 7 de novembro de 2176 e 6 de maio de 2492, após o pôr do Sol.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.