Campo Grande registra primeiro caso de dengue tipo 3 em quase 20 anos
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou o primeiro caso de dengue tipo 3 em Campo Grande. Esse é o primeiro caso no município em quase duas décadas.
A paciente é uma mulher de 35 anos que começou com os sintomas em 23 de janeiro. O quadro dela não apresentou evolução e a paciente teve uma boa recuperação. Não foi necessário que ela ficasse internada.
A confirmação do caso reacende um alerta para a população sobre a importância de seguir as orientações de saúde, como evitar o descarte de lixo em terrenos baldios e adotar medidas preventivas.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Vale lembrar que o último registro de circulação do sorotipo 3 da dengue na Capital ocorreu em 2007, o que significa que grande parte da população, especialmente os mais jovens, nunca teve contato com este vírus.
Dengue tipo 3
Dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde) já confirmam 44 casos de dengue tipo 3 em Mato Grosso do Sul. Desses casos, 10 foram registrados em Três Lagoas.
Mato Grosso do Sul tem 1,6 mil casos prováveis da doença, 554 casos confirmados, uma morte confirmada e dois óbitos em investigação.
O avanço nos casos de dengue tipo 3 podem gerar uma epidemia da doença. De acordo com estudos, leva entre seis meses e um ano para que uma quantidade grande de fêmeas sejam contaminadas com a doença e gere uma epidemia.
O sorotipo 3 pode contribuir com o aumento dos casos graves e sequelas pela dengue.
Cuidados
O combate à dengue depende de atitudes individuais. Assim, manter os quintais limpos, eliminar focos de água parada e não jogar lixo em terrenos baldios são medidas simples, mas extremamente eficazes na prevenção.
Além disso, o fumacê, serviço de borrifação de veneno que combate o Aedes aegypt, tem sido realizado pelos bairros da capital.
A vacinação é outra forma de se proteger contra a dengue. Atualmente, Campo Grande disponibiliza o imunizante para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, em todas as 74 Unidades de Saúde da Família (USFs), mas a adesão está abaixo do esperado.
Sintomas
Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e pelo menos duas das seguintes manifestações deve procurar um médico com urgência:
• Dor de cabeça
• Prostração
• Dores musculares e/ou articulares
• Dor atrás dos olhos
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.