Nesta quinta-feira (9), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) negou em nota que a morte de uma mulher em Campo Grande tenha sido causada por meningite. Apesar disso, seguirão investigando o que pode ter provocado evolução do quadro da paciente. O óbito ocorreu nesta quinta-feira (9).
A vítima estava internada em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e tinha comorbidades relatadas, como pressão alta e diabetes. Conforme boletim de ocorrência, ela ficou internada após ter meningite e apresentar dores na barriga.
No entanto, a secretaria afirma que, ao consultar os registros médicos da paciente, foi identificado que a infecção que ocasionou a meningite foi registrada em agosto de 2024, sendo que em outubro do mesmo ano a paciente recebeu alta. Assim, descarta-se que a possível causa do óbito seja a doença.
Vacinação disponível
A Sesau reforça que a vacinação está disponível na rede pública, sendo considerada a forma mais eficaz de prevenção da doença, e as vacinas contra meningococo são especificadas por sorogrupo ou sorossubtipo.
Sintomas comuns em adultos
- Febre alta de início súbito
- Dor de cabeça
- Rigidez de nuca
- Náusea e vômito
- Intolerância a luz
- Confusão mental
- Convulsões
- Coma
- Sinais meníngeos
Em crianças
- Febre
- Abaulamento de fontanela
- Recusa alimentar
- Apatia/ Irritabilidade
- Reflexos anormais
- Convulsões
- Choro persistente
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.