Pular para o conteúdo
Cotidiano

Servidores federais protestam na UFMS por reajuste e pressionam por aprovação de orçamento

Reajuste acordado com o governo no ano passado depende da aprovação da Lei Orçamentária
Priscilla Peres, Daniel Catuver -
Servidores em protesto (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Servidores administrativos da (Universidade Federal de ) protestam nesta terça-feira (11) para pressionar o Governo Federal por avanços na negociação de reajuste salarial. A mobilização é nacional, mas teve pouca adesão no Estado.

Com trio elétrico, microfone e faixas, servidores andaram pela UFMS pedindo por melhorias salariais e das condições de trabalho. No ano passado, os servidores firmaram acordo de reajuste salarial com o Governo, mas a demora na aprovação da Lei Orçamentária impede o aumento salarial.

Lucivaldo Alves, coordenador do Sista-MS (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Fundação UFMS e IFMS), afirma que os servidores deveriam ter recebido reajuste de 9% em janeiro deste ano.

“Estamos fazendo uma movimentação nacional para pressionar pela aprovação da Lei Orçamentária, que libera os reajustes. Não descartamos a possibilidade de “.

Técnica de Enfermagem do Hospital Universitário da UFMS, Adriane Maier afirma que os servidores estavam há 16 anos sem reajuste e, por isso, grande expectativa em relação ao aumento salarial este ano. “A gente acredita que é possível e por isso estamos pressionando por essa aprovação”.

Ação nacional

A paralisação faz parte da Semana de Mobilização, que ocorrerá de 10 a 14 de março e que tem como principal objetivo pressionar pela aprovação da LOA e pelo cumprimento imediato dos acordos firmados entre os servidores e o Governo Federal.

A Semana contará com ações em todo o Brasil, incluindo paralisações e atos de pressão no Congresso Nacional, onde caravanas de servidores serão organizadas pelas entidades sindicais para fortalecer a luta pela aprovação da Lei Orçamentária e pelas melhorias nas condições de trabalho e salariais para os servidores públicos federais.

Votação da Lei Orçamentária

De acordo com a Agência Senado, a Comissão Mista de Orçamento deve votar o Projeto de Lei Orçamentária de 2025 no dia 19 de março. Depois de aprovada na CMO, a proposta orçamentária precisa ser submetida à votação do Congresso Nacional.

A proposta orçamentária de 2025 deveria ter sido votada em dezembro, mas um impasse em torno das emendas parlamentares afetou o cronograma. Uma série de decisões do Supremo Tribunal Federa (STF) limitou o pagamento das emendas até que fossem estabelecidas regras de transparência e rastreabilidade dos recursos.

O problema foi contornado no final de fevereiro, quando o ministro Flávio Dino, do STF, homologou um plano de trabalho apresentado pelo Senado em conjunto com a Câmara dos Deputados e o Poder Executivo. O programa prevê medidas para aumentar a transparência e a rastreabilidade na execução das emendas parlamentares.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ex-BBB Paula Amorim sofre terceira perda gestacional: ‘Tristeza’

MS tem 117 mil motoristas com CNH vencida há mais de 5 anos; saiba como renovar

Pedreiro está entre as vagas oferecidas

Está na lista? Campo Grande divulga selecionados para vagas de coveiro e pedreiro

PF encontra e apreende cerca de US$ 10 mil na casa de Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

bolsonaro

Bolsonaro e sede do PL são alvo de busca e apreensão da PF em Brasília

bebê

Do banho à alimentação, bebês requerem cuidados especiais nos dias frios de MS

Últimas Notícias

Política

Governo renova portaria e deixa Força Nacional na fronteira e aldeias de MS até outubro

Na fronteira e terras indígenas em Mato Grosso do Sul desde julho do ano passado, nova portaria deixa Força Nacional mais tempo no Estado

Brasil

Bolsonaro está proibido de falar com seu filho Eduardo

Decisão de Alexandre de Moraes é conjunta da operação da PF

Polícia

Atacado por 3 pit bulls, rapaz sai do coma e deve passar por terceira cirurgia em Campo Grande

Rapaz teve o tímpano afetado após perder a orelha durante o ataque dos cachorros

Política

Vander garante novos investimentos para saúde a municípios de MS

A edição 2025 do PAC Seleções da Saúde foi aberta em fevereiro deste ano e permitiu aos estados e municípios solicitar investimentos para áreas específicas da saúde