Pular para o conteúdo
Cotidiano

Servidores da UFMS e UFGD anunciam paralisação na terça-feira por cumprimento de acordo salarial

Servidores reclamam a não implementação dos reajustes salariais de 2025 e 2026 e o não cumprimento integral do Acordo de Greve de 2024
Osvaldo Sato -
Entre os sindicatos que aderiram a paralisação, estão Sista, Adufms, Aduf Dourados e Sintef (Foto: Divulgação)

Os sindicatos representativos dos servidores de instituições federais de ensino em anunciaram a adesão à paralisação nacional prevista para esta terça-feira (11). Em Campo Grande, os atos serão organizados pelo Sista-MS (Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos da ) e pela Adufms (Associação dos Docentes da UFMS).

Já em , a mobilização será liderada pelo Sintef (Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Mato Grosso do Sul) e pela Aduf Dourados (Sindicato dos Docentes da Universidade Federal da Grande Dourados).

A decisão pela paralisação foi tomada após a constatação de que não houve avanços significativos nas negociações com o Governo Federal. Os servidores denunciam a não implementação dos reajustes salariais de 2025 e 2026 e o não cumprimento integral do Acordo de de 2024.

Além disso, a Medida Provisória 1286/2024 condiciona os reajustes à aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, que ainda está indefinida no Congresso Nacional. As entidades representativas dos servidores relatam que, embora haja manifestações em pressionando o governo para acelerar a tramitação da LOA, as soluções ainda são insatisfatórias.

Durante uma reunião com senadores, o Fórum Nacional dos Servidores Públicos foi informado de que a previsão é de aprovação da LOA entre os dias 10 e 20 de março. No entanto, a décima reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) não trouxe respostas concretas, apenas “medidas paliativas”, como apontam os sindicatos.

Paralisação

Por conta disso, o Sista-MS e a Adufms convocaram docentes e servidores a aderirem à paralisação e a participarem de um ato político, com o objetivo de pressionar o governo a melhorar as condições salariais e cumprir os compromissos assumidos.

Em Campo Grande, a mobilização começará com uma passeata, que sairá do Moreninho às 8h, com destino ao estacionamento da Pró-Reitoria da UFMS. Lá, será realizado um Ato Político e uma Assembleia, onde será discutida a luta por melhores salários e melhores condições de trabalho.

Enquanto isso, em Dourados a mobilização terá a mesma proposta, com manifestações e assembleias lideradas pelo Sintef e pela Aduf Dourados. As atividades também incluirão ações voltadas para o bem-estar dos servidores e suas famílias.

Já o Sinasefe, sindicato que representa os servidores docentes e técnicos do Instituto Federal (IFMS) e Colégio Militar (CMCG) em Mato Grosso do Sul não anunciou, em seu site e redes sociais, adesão oficial ao movimento.

A paralisação faz parte da Semana de Mobilização, que ocorrerá de 10 a 14 de março e que tem como principal objetivo pressionar pela aprovação da LOA e pelo cumprimento imediato dos acordos firmados entre os servidores e o Governo Federal.

A Semana contará com ações em todo o Brasil, incluindo paralisações e atos de pressão no Congresso Nacional, onde caravanas de servidores serão organizadas pelas entidades sindicais para fortalecer a luta pela aprovação da Lei Orçamentária e pelas melhorias nas condições de trabalho e salariais para os servidores públicos federais.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prepare-se: Inmet alerta para chuvas, ventos fortes e geada em MS a partir desta segunda

Funsat retorna do ‘feriadão’ com 2.081 vagas de emprego em Campo Grande

Ópera francesa

Ópera francesa e filme de Béziat celebram a cultura francesa em espetáculo gratuito na UFMS

carta montanhista

Corpo de fotógrafo que morou em Campo Grande é encontrado no Peru

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Brasileira que caiu em vulcão na Indonésia continua desaparecida

Últimas Notícias

Cotidiano

De Spin a Crosser, leilão do Detran-MS tem mais de 120 veículos aptos à circulação

Ao todo, o leilão oferta 94 motocicletas e 33 automóveis

Brasil

Brasil condena ataques de Israel e dos EUA a instalações no Irã

Governo brasileiro condenou "com veemência" ataques militares de Israel e, mais recentemente, dos Estados Unidos, contra instalações nucleares "em violação da soberania do Irã e do direito internacional"

Cotidiano

Ação troca materiais recicláveis por alimentos de hortifrúti em Campo Grande

Senhas para troca de recicláveis serão distribuídas ao longo da semana nas duas unidades do Projeto Florestinha

Esportes

Dupla com atleta de MS, George/Saymon conquistam bronze no Rei e Rainha da Praia na Holanda

Com um formato diferenciado, foi finalizado neste domingo (22) a disputa do Rei e Rainha da Praia, realizado na cidade de Utrecht, na Holanda. As duplas campeãs foram a equipe holandesa Brouwer/Van de Velde e a brasileira Vitória/Hege