Com foco no cuidado humanizado aos pacientes em situação de crise, o Humap-UFMS (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) realiza um treinamento prático voltado à capacitação da equipe multiprofissional no reconhecimento precoce e manejo seguro da agitação psicomotora.
Durante o treinamento, os participantes discutem temas fundamentais para o atendimento em saúde mental, como as causas da agitação psicomotora — incluindo fatores psiquiátricos, neurológicos, metabólicos e o uso de substâncias — e a classificação da gravidade das crises com base em escalas padronizadas.
O treinamento segue até quarta-feira (6) e, durante a ação, técnicas de contenção verbal, física e medicamentosa também são abordadas.
Redponsável pelo treinamento, a psiquiatra Danusa Guizzo comentou a importância dessa capacitação. “O objetivo é fortalecer a atuação integrada das equipes, promovendo o reconhecimento precoce dos sinais de descompensação e o manejo adequado da crise, de forma acolhedora e segura para todos os envolvidos”, explica.
A programação também incluiu a apresentação do protocolo institucional com o fluxograma de atendimento, simulações práticas e discussões em grupo, possibilitando o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais diante de situações de alta complexidade.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!
🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!
***