Pular para o conteúdo
Cotidiano

Semana Santa: Quinta-feira é de celebração da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio

Missa do Lava-pés enfatiza o mandamento do amor fraterno, onde Jesus lavou os pés dos seus discípulos, em gesto de profunda humildade e serviço
Osvaldo Sato -
Dom Dimas celebra lava-pés em hospital em 2023 (Foto: Arquidiocese de Campo Grande)

A Quinta-feira Santa, marcando o início do Tríduo Pascal, é um dia de profunda significância para a em todo o mundo. Nesta data, os fiéis recordam a Última Ceia de Jesus com seus discípulos, a instituição da Eucaristia e do sacerdócio ministerial, além do mandamento do amor fraterno simbolizado pelo rito do Lava-Pés.

A liturgia da Quinta-feira Santa mergulha nos eventos da noite em que Jesus, na véspera de sua Paixão, reuniu seus apóstolos para a derradeira refeição. Dois sacramentos fundamentais para a fé católica têm sua origem neste momento:

– Instituição da Eucaristia: Durante a ceia, Jesus tomou o pão e o vinho, ofereceu-os a Deus e os entregou aos seus discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo… Este é o meu sangue… Fazei isto em memória de mim” (Lucas 22, 19-20). Para os católicos, este ato instituiu o sacramento da Eucaristia, a presença real de Jesus Cristo sob as espécies do pão e do vinho, tornando-se o centro da vida da Igreja e fonte de comunhão com Deus e com os irmãos. A crença é que, através da consagração realizada pelo sacerdote durante a Missa, o pão e o vinho se transformam no Corpo e Sangue de Cristo.

– Instituição do Sacerdócio Ministerial: Ao ordenar seus apóstolos a “fazer isto em memória de mim”, Jesus também instituiu o sacerdócio ministerial. Ele confiou aos apóstolos e, por sua sucessão, aos bispos e padres, o poder de celebrar a Eucaristia e de servir ao povo de Deus. A Quinta-feira Santa é, portanto, um dia especial para rezar pelos sacerdotes e pela santidade do clero.

Além da instituição destes sacramentos, a Quinta-feira Santa também enfatiza o mandamento do amor fraterno. Após a Ceia, Jesus lavou os pés dos seus discípulos, um gesto de profunda humildade e serviço, ensinando que o amor concreto e o serviço ao próximo são marcas distintivas dos seus seguidores.

A programação litúrgica da Quinta-feira Santa é marcada por duas missas principais, cada uma com seu significado específico:

Missa dos Santos Óleos (ou Missa da Unidade): Celebrada na manhã da Quinta-feira Santa, esta missa reúne o bispo diocesano, Lara Barbosa, com o clero de toda a arquidiocese (padres e diáconos). O nome “Santos Óleos” se deve à bênção dos três óleos que serão utilizados ao longo do ano nas paróquias:

  • Óleo do Crisma: Usado no Batismo (após a água), na Confirmação (Unção), na Ordenação de bispos e padres, e na consagração de igrejas e altares. Simboliza a força do .
  • Óleo dos Catecúmenos: Usado para ungir os que se preparam para o Batismo, significando a força para renunciar ao mal e professar a fé.
  • Óleo dos Enfermos: Usado na unção dos enfermos, sacramento que traz conforto e graça aos doentes e idosos.

Esta missa também é um momento de renovação das promessas sacerdotais, onde os padres reafirmam seu compromisso de servir a Cristo e à Igreja. Em , a Missa dos Santos Óleos será presidida por Dom Dimas Lara Barbosa às 9h na Paróquia Cristo Bom Pastor.

Missa da Ceia do Senhor (ou Missa do Lava-Pés): Celebrada à tarde ou à noite nas paróquias, esta missa marca o início solene do Tríduo Pascal. Durante a liturgia, recorda-se a Última Ceia, a instituição da Eucaristia e do sacerdócio. Um rito central desta celebração é o Lava-Pés, onde o sacerdote, seguindo o exemplo de Jesus, lava os pés de alguns fiéis da comunidade. Este gesto não é uma encenação teatral, mas um ato litúrgico que simboliza o serviço, a humildade e o amor fraterno que devem marcar a vida dos cristãos.

Em Campo Grande, diversas paróquias realizarão a Missa da Ceia do Senhor com o rito do Lava-Pés em horários variados. Dom Dimas Lara Barbosa presidirá esta celebração às 18h na comunidade Aledia Água Funda.

Programação nas paróquias

Paróquia São João Bosco

9h: Missa da Unidade Santos Óleos na Paróquia Cristo Bom Pastor
19h: Missa da Ceia do Senhor com Lava-Pés

Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

9h: Missa do Crisma (na Paróquia Cristo Bom Pastor)
18h15: Vésperas
19h: Missa da Ceia do Senhor
20h30 às 23h: Adoração ao Santíssimo Sacramento (após a Missa)

Paróquia Sagrado Coração de Jesus

19h: Missa do Lava-Pés
20h30: Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento

Paróquia Santo Antônio e Nossa Senhora da Abadia

19h: Missa da Ceia do Senhor

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

11h: Missa no Mosteiro Cisterciense
19h: Missa na Igreja Matriz

Adoração ao Santíssimo Sacramento

Após a Missa da Ceia do Senhor, é comum que as paróquias realizem um período de adoração ao Santíssimo Sacramento, que é solenemente exposto no altar. Este momento de oração e vigília recorda a agonia de Jesus no Getsêmani, quando pediu aos seus discípulos que vigiassem com ele.

A Quinta-feira Santa é, portanto, um dia rico em significado e celebrações, convidando os católicos de Campo Grande a aprofundarem sua fé nos mistérios da Eucaristia, do sacerdócio e do mandamento do amor, preparando seus corações para a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo que serão celebradas nos dias seguintes do Tríduo Pascal.

Para informações sobre os horários das celebrações em cada paróquia da arquidiocese, recomenda-se consultar os canais de comunicação de cada comunidade ou as secretarias paroquiais.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Furto de fios deixa Av. Manoel da Costa Lima duas semanas sem luz

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

Incêndios na região de Água Clara

MPMS instaura inquéritos contra fazendeiros por queima de vegetação nativa em MS

Homem é encontrado morto com tiros na cabeça em Rio Brilhante

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

paixao de cristo campo grande

Confira a programação: Sexta-feira Santa celebra a Paixão do Senhor

Funcionária tem moto furtada na frente de academia em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

BR-267 teve três pontos de interdição por conta dos alagamentos em MS

Chuvas intensas deixaram rastro de destruição em várias cidades nesta Sexta-Feira Santa

Polícia

Câmeras de segurança flagram momento em que jovem invade casas durante ‘surto’

PM disse que rapaz estava sob efeito de entorpecentes e invadiu 4 residências na Vila Margarida

Cotidiano

IFMS convoca estudantes para preencherem vagas remanescentes de curso preparatório

Os candidatos podem manifestar o interesse até 30 de maio, por formulário on-line

Cotidiano

Sem trégua, feriadão em MS será de chuva e temperaturas em queda

Massa de ar frio avança e cidades de MS devem registrar mínima de 16°C