Pular para o conteúdo
Cotidiano

Semana do Registra-se 2025 prioriza documentação indígena em Mato Grosso do Sul

Campanha busca garantir acesso a direitos básicos, como RG e certidão de nascimento, para comunidades indígenas
Evelin Cáceres, Karina Campos -
Atividades acontecem no prédio da Unigran, em Campo Grande (Helder Carvalho, Midiamax)

Entre os dias 12 e 16 de maio de 2025, acontece a Terceira Semana Nacional do Registra-se, que chega a com foco especial nos povos originários. Nesta segunda-feira (12), a maioria dos atendimentos era de indígenas.

A iniciativa, coordenada pela Corregedoria-Geral de Justiça do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), visa facilitar a emissão de documentos civis básicos, como certidão de nascimento, RG e CPF, essenciais para o acesso a direitos fundamentais, como saúde, educação e aposentadoria.

De acordo com Elcio Terena, da Subsecretaria dos Povos Indígenas, as comunidades foram convidadas com antecedência. “A demanda é muito grande, principalmente das aldeias ou moradores que vivem longe de cartórios e fóruns”, afirmou. “Não temos uma estimativa exata de quantas pessoas virão, mas as aldeias irão se revezar para participar.”

Identidade Indígena e Documentação

Cledina e Venizio buscam atualizar documentação em (Helder Carvalho, Midiamax)

Cledina Dias Sales, 49 anos, e Venizio Sales, 55, casados há três décadas, são um exemplo da importância da campanha. Nativos da Aldeia Bananal, em , hoje moram na Vila Bordon, em Campo Grande, e buscam atualizar documentos antigos.

“Também quero saber se haverá a atualização da Identidade do Índio, disse Cledina. “Meu neto não tem, e é algo que quero passar de geração. Com essa identidade, o indígena pode se aposentar.”

Fernando Souza, subsecretário de Políticas Públicas para Povos Originários, explicou que a chamada Identidade do Índio refere-se à averbação – uma certidão que registra a etnia e a terra de origem.

“É o processo de inserção da etnia no documento. O indígena tem direito a essa autoidentificação, seja no nascimento, casamento ou outros registros”, destacou.

Documentos Mais Solicitados

Entre os documentos mais demandados estão a certidão de nascimento, RG e CPF. “O registro civil é a base para todos os outros, como carteira de trabalho e CNH”, explicou Souza.

A campanha busca reduzir justamente as barreiras burocráticas que impedem muitas vezes comunidades indígenas de regularizarem sua situação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Menino que sobreviveu a acidente em que mãe e irmãos morreram dá os primeiros passos

moraes

Moraes: não se permitirá tentativa de submeter funcionamento do STF ao crivo de outro Estado

CEO flagrado com amante em show de Coldplay quebra silêncio: ‘Erro’

bolsonaro moraes

‘Coação, obstrução e atentado à soberania nacional’: Moraes justifica medidas contra Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Caminhoneiro de MS desaparece e carreta é roubada em São Paulo

Últimas Notícias

Polícia

Operação do SIG de Dourados prende mais dois envolvidos em homicídio no Jardim Itália

Polícia Civil investiga a possível ligação do crime com o tráfico de drogas

Brasil

Confira na íntegra carta que Trump enviou para Bolsonaro antes de operação da PF

Bolsonaro foi alvo da PF na manhã desta sexta-feira para cumprimento de medidas cautelares

Política

Deputado manda recado à Alexandre de Moraes após ação da PF contra Bolsonaro

Rodolfo Nogueira acusa o magistrado de estar afrontando o presidente americano Donald Trump

Trânsito

Identificada vítima de acidente de motocicleta em Chapadão do Sul

Mulher era filha de advogado e empresário de São Paulo