Pular para o conteúdo
Cotidiano

Semana de Prevenção às Drogas traz a MS médico que vai criar 1ª vacina contra cocaína do mundo

Evento alusivo ao combate às drogas vai desta terça-feira até o dia 26 de junho
Liana Feitosa -
Usuário de drogas - crack. (Foto: Reprodução - Faculdade de Medicina da UFMG)

Nos próximos dias, sedia debates importantes sobre políticas de combate às drogas, com o objetivo de gerar ações concretas que sejam baseadas em evidências científicas. O evento vai desta terça-feira (17) até o dia 26 de junho como parte da Semana Estadual de Prevenção às Drogas.

Para isso, um dos convidados de honra é o professor da UFMG ( Federal de Minas Gerais) Frederico Duarte Garcia, médico psiquiatra que coordena a pesquisa sobre a Calixcoca, vacina terapêutica em desenvolvimento que vai contribuir no tratamento da dependência em e crack. Ele participou da abertura da semana, promovida no Bioparque Pantanal.

Além disso, o evento vai reunir painéis para discutir consequências do uso de cigarros eletrônicos e políticas de combate a esse hábito. Entre as ações com esse foco, está o lançamento de uma cartilha, intitulada “Missão Caça Vape – Uma Aventura pela Saúde”.

A cartilha vai compor uma campanha de combate ao uso de cigarros eletrônicos, principalmente entre o público jovem, com foco nos estudantes.

Vacina contra drogas

À imprensa, o pesquisador Frederico Duarte Garcia explicou o avanço das pesquisas pelo desenvolvimento da vacina Calixcoca. Segundo ele, ela tem como função “ajudar as pessoas que têm dependência química a conseguir manter-se em abstinência por mais tempo”.

Ao ser injetada no organismo, ela produz anticorpos anticocaína, anticorpos esses que, em princípio, vão fazer com que a droga não consiga passar para o cérebro dessas pessoas. 

“Assim, se elas recaem [no uso], elas não percebem o efeito, o que dá uma chance maior ao tratamento. A gente acredita, assim, que a vacina possa favorecer qualquer pessoa a continuar no tratamento e conseguir ter uma vida mais saudável e mais adequada a ela”, detalha o pesquisador.

Quando a vacina será disponibilizada 

A vacina é um produto que ainda está em desenvolvimento pela UFMG. No entanto, a expectativa da universidade é de que as fases de registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sejam concluídas nos próximos meses para que, assim, sejam iniciados os ensaios clínicos, o que popularmente chamamos de testes em humanos.

“Ainda estamos falando de um cenário, se tudo der certo, de três a quatro anos de pesquisa, acredito eu”, completa o médico.

A pesquisa é inédita. Garcia explica que são apenas 5 grupos que trabalham com essa temática no mundo, por isso é tão pioneira e, apesar de ser desenvolvida para o combate à cocaína e ao crack, os caminhos descobertos e estabelecidos a partir dessa vacina podem ajudar a traçar tratamentos vacinais contra outras drogas. 

“Existe um sonho porque, em princípio, a plataforma que foi utilizada pode ser usada também contra outras drogas. Nós estamos começando a trabalhar uma outra vacina contra tabagismo também”, finaliza o pesquisador.

Importância da base na ciência

Segundo a presidente do Cead-MS (Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas), Denise Souza e Silva, a busca por soluções baseadas em evidências é fundamental para o sucesso das políticas de combate às drogas.

“O objetivo de tudo isso é validar as ações, os projetos, os programas com base na ciência, com base em evidências. Quando a gente fala da política sobre drogas, sobre dependência química, não para ‘achar’, nós temos que agir com profissionalismo, com conhecimento”, pontua a presidente.

Para isso, representantes de 7 universidades de participam do evento, para que o conhecimento seja disseminado entre jovens e estudantes e, também, seja promovido a partir de pesquisas no ambiente acadêmico.

O cronograma do evento conta ainda com as seguintes atividades:

  •  23 de junho (segunda-feira): realização de uma oficina técnica sobre a cartilha “Missão Caça Vape – Uma Aventura pela Saúde”, promovida pelo Cead/MS e Unigran, com foco educativo na prevenção ao uso de cigarros eletrônicos. Local: Auditório Dr. Vicente Sarubi, Cead-MS — Av. Eduardo Elias Zahran, nº 743.
  • 25 de junho (quarta-feira): oficina temática sobre Justiça Restaurativa como Estratégia de Prevenção – Cigarro Eletrônico, promovida pela Dra. Raquel Domingues do Amaral, juíza federal, Cejure-MS/Unigran. Local: Av. Fabio Zahran, nº 520 – Instituto Mirim.
  • 26 de junho (quinta-feira): painel sobre o protagonismo juvenil na prevenção, com participação da UFGD e representantes do município de (MS). Local: Rua João Rosa Góes, n° 1761, Vila Progresso Dourados (MS).

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ex-atriz de Malhação anuncia que é ‘promovida a vovó’ e parabeniza enteado

Vista aérea de Três Lagoas. Prefeitura fechou contrato para construir 50 casas populares (PMTL, Divulgação)

Após aditivo, recapeamento de bairro irá custar R$ 2 milhões em Três Lagoas

Homem que se apropriou de lote de gado em fazenda é preso com arma e munições

Campeonato Estadual de Natação acontece no próximo fim de semana em Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

Pela segunda sessão consecutiva, CNMP julga denúncias de corrupção no MPMS

Após vistoria apontar ‘cheiro intenso’, JBS insiste que adotou medidas antifedor

concessão morenão

Concessão de até 35 anos é alternativa para Morenão, aponta presidente de Comissão

Inteligência de Israel diz que Irã trabalha em gatilho para bomba nuclear

Últimas Notícias

Transparência

R$ 7,6 milhões: TCE-MS barra licitações de Aral Moreira e Itaquiraí após irregularidades

Certames estão previstos para esta quarta-feira (18)

Brasil

Restrições ao uso do medicamento Elevidys não se aplicam ao Brasil

Medicamento foi suspenso após duas mortes por insuficiência hepática

Cotidiano

Em MS, mais de meio milhão podem ser beneficiados pelas novas regras da tarifa social de energia

Novas regras passam a valor a partir de 5 de julho

Mundo

Trump ordena que líder supremo do irã se renda: “paciência se esgotando”

Há indícios de que Israel possa continuar confronto contra Irã sozinho, mas não descartam apoio de Trump