Secretária diz que Casa da Mulher brasileira sem coordenadora há 45 dias é questão de ‘formalidade’

A Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande, alvo de polêmica após a morte da jornalista Vanessa Ricarte, está sem coordenadora desde o fim de 2024. A então coordenadora foi exonerada no dia 30 de dezembro e, até o momento, não foi renomeada.
A nomeação em Diário Oficial é o que formaliza a contratação de um servidor público, sem isso, ninguém pode responder oficialmente por órgãos públicos. A Casa da Mulher Brasileira tem gestão municipal, ou seja, o coordenador precisa ser nomeado pela prefeitura de Campo Grande.
Mas, para a secretaria Executiva da Mulher de Campo Grande, Maria Angélica Fontanari de Carvalho e Silva, a nomeação da coordenadora é apenas uma “formalidade”. Segundo ela, a coordenadora Iacita Terezinha rodrigues de Azamor Pionti, está trabalhando normalmente.
“Ela era coordenadora, continua sendo coordenadora, está trabalhando desde o primeiro dia (da nova gestão). O trabalho de fato está ocorrendo normalmente, não teve interrupção de nada”, disse Angélica Fontanari.
Ao Jornal Midiamax, ela ainda afirma que a nomeação será retroativa e deve sair nesta semana.
Polêmica após divulgação de áudios
A jornalista Vanessa Ricarte foi morta com três facadas, desferidas pelo então noivo, Caio Nascimento, no dia 12 de fevereiro. Ele foi preso no local do crime, mas o caso tomou novo rumo no dia 15, quando áudios da vítima vieram à tona.
Os áudios desmentem o discurso das delegadas que atuam na Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) de Campo Grande sobre o atendimento que ela tentou receber horas antes de ser morta.
Além disso, os relatos de Vanessa apontam descaso e erros grosseiros no atendimento que ela recebeu quando procurou ajuda na Casa da Mulher Brasileira. Como em muitos casos de feminicídio em Mato Grosso do Sul, a ajuda não chegou a tempo.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!