Com risco de queda, uma árvore de grande porte, que começou a pegar fogo há cerca de uma semana – e permanece queimando – preocupa moradores da Vila Eliane, em Campo Grande.
Neste sábado (26), um leitor do Midiamax fez um vídeo que mostra a árvore ainda queimando na Rua Joaquim Vieira de Almeida, próximo ao cruzamento com a Teófilo Otoni, na Vila Eliane, em Campo Grande.
“Já tem uma semana que está pegando fogo porque essa árvore é muito grossa, mas agora falta só um pouquinho para ela cair. Se der um vento cai”, diz o morador Luis Araújo Bogado.
Nas imagens registradas hoje é possível ver que boa parte da árvore foi queimada. A preocupação dos moradores é de que a situação resulte em algum acidente.
“As pessoas passam muito nessa rua e se essa árvore cair, vai matar alguém”, observa o morador. Conforme relatos, uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local, no entanto, a árvore não foi retirada.
A reportagem acionou o Corpo de Bombeiros, que informou que a situação será verificada.
Incêndios florestais
Conforme Valesca Fernandes, meteorologista e coordenadora do Cemtec-MS (Cento de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), não há previsão de chuva nos próximos dias em Mato Grosso do Sul, o que aumenta os riscos de incêndios florestais.
“Já são mais de 40 dias sem chuvas em algumas regiões, com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar, condições típicas que favorecem a ocorrência e propagação de incêndios florestais”, observa.
Ainda segundo o Centec, os meses de agosto e setembro, historicamente, concentram o pico da temporada de incêndios em Mato Grosso do Sul. Por isso, a atenção deve ser redobrada nesse período, especialmente em áreas sensíveis como o Pantanal”, alerta Valesca.