Neste sábado (29), está previsto para amanhecer com um Eclipse Parcial do Sol, mas, infelizmente, o fenômeno não poderá ser visto em nenhuma parte do Brasil. No horário local, eclipse acontece entre 6h e 8h, mas só poderá ser visto no hemisfério norte.
Segundo Henrique Acuri, membro do Clube de Astronomia da UFMS, o eclipse solar é um fenômeno relacionado à intercessão dos planos orbitais da Lua em torno da Terra e da Terra em torno do Sol, esse fenômeno ocorre cerca de duas vezes por ano, sendo geralmente acompanhado de um eclipse lunar, antes ou depois do evento.
O eclipse parcial será visto somente na Europa, Norte da Ásia, Norte/Oeste da África, Grande parte da América do Norte, Norte da América do Sul, Atlântico, Ártico. Durante o evento, em uma parte do leste do Canadá as pessoas verão 92% do Sol obscurecido, já na Espanha, França e Alemanha, só será possível ver cerca de 17%.
Por que o fenômeno não será visto por todos?
Segundo a astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, um eclipse acontece quando um corpo celeste adentra a sombra projetada por outro. No espaço, qualquer objeto extenso (ou seja, que possui tamanho perceptível, diferentemente de um ponto matemático) cria duas regiões de sombra quando iluminado por uma fonte de luz extensa — como o Sol.
“Um Eclipse do Sol ocorre porque a sombra da Lua percorre um caminho sobre a Terra. Quem está neste caminho vê o eclipse, mas quem não está neste caminho não vê o eclipse”, explica a astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento.
Enquanto a Terra gira e a Lua segue sua órbita, as sombras projetadas por esses movimentos que percorrem a superfície terrestre. A trajetória da sombra da Lua durante um eclipse solar total é chamada de “caminho do eclipse” — uma faixa estreita que pode atingir até 270 km de largura.
Por isso, diferentemente de um eclipse lunar total (visível em qualquer lugar onde a Lua está acima do horizonte), o eclipse solar total só é observado por quem está dentro desse caminho específico. Essa limitação explica por que poucas pessoas têm a oportunidade de presenciar a fase total do fenômeno, enquanto outras regiões veem apenas um eclipse parcial ou não o enxergam.
“Em algumas vezes o alinhamento Sol, Lua, Terra é tão pouco que a sombra mais escura (umbra) já não atinge a Terra e aí teremos apenas um eclipse parcial, que é o que vai acontecer no próximo sábado, dia 29 de março”, finaliza.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.