Rose Modesto repercute ‘áudio’ de jornalista sobre descaso na DEAM e cobra providências do poder público

No final da tarde deste sábado (15) a ex-vice governadora de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, publicou um vídeo no instagram repercutindo a polêmica envolvendo o ‘áudio’, que foi divulgado pela jornalista Vanessa Ricarte (42 anos), logo depois que ela foi buscar atendimento na DEAM (Delegacia de Atendimento à Mulher), em Campo Grande.
A servidora do MPM-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) foi morta a facadas, na ultima quarta-feira (12), pelo ex-companheiro, o músico Caio Nascimento. Em alguns trechos do áudio de Rose Modesto, muitas palavras de conforto à família da vítima, mas também de indignação sobre o atendimento que Vanessa teria recebido na DEAM. “Quero compartilhar com vocês algo que tá aqui, no meu coração, sobre a tragédia que chocou todos nós, da nossa equipe, da comunidade jornalística e do estado inteiro. O brutal assassinato da nossa querida colega de trabalho, Vanessa, pelo noivo”.
O vídeo segue questionando ainda o fato de Vanessa ter uma medida protetiva, o que não foi suficiente para evitar mais um feminicídio em Mato Grosso do Sul, o primeiro na Capital neste ano. “O que torna esse ato de violência ainda mais chocante é que a Vanessa tinha uma medida protetiva contra o agressor, mas, infelizmente, isso não foi suficiente para protegê-la. Ela foi mantida sob cativeiro, conseguiu fugir, porém foi perseguida e morta por ele. Esse crime é um exemplo trágico de feminicídio sim, problema grave e persistente na nossa sociedade. Mas, principalmente, esse crime apontou que, mais uma vez, as instituições públicas falharam. E quando o poder público falha, pessoas podem morrer!
Lembrando que Rose Modesto também foi Superintendente da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste ),deputada federal por Mato Grosso do Sul e candidata à prefeitura de Campo Grande nas últimas eleições de 2024, com disputa acirrada. Rose foi a segunda colocada com 210.112 votos, ou seja, 48,55% dos votos válidos.
“É preciso cobrar responsabilidades sim… senhores e senhoras governantes e representantes públicos. Precisamos fazer muito mais … Mais uma família agora está dilacerada! … É um momento de dor, de prestarmos homenagem à Vanessa, uma mulher corajosa e determinada, que não merecia morrer dessa forma…”, foram outras palavras de Rose.
Rose finalizou o vídeo reforçando que toda sociedade deve combater o feminicídio.
“O combate ao feminicídio é uma de minhas lutas, desde que comecei na política. Mas, apesar dos esforços, das conquistas, do aumento de pena, da lei do botão do pânico, vejo que falta muito para que Vanessas, Karinas, Grazieles e todas as mulheres possam viver em segurança, respeitadas por suas escolhas, numa sociedade justa e igualitária”.
Veja abaixo o vídeo na íntegra.