O nível dos rios de Mato Grosso do Sul segue elevado após as chuvas constantes registradas no Estado. Nesta terça-feira (29), o Rio Miranda, na estação Estrada MT-738, subiu 14 centímetros nas últimas 24 horas, atingindo cota de 6,83 metros.
Conforme estabelecido pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), a cota de referência limite do rio vai até 4,70 metros. Acima desse valor já é considerado nível de alerta e, a partir de 6,5 metros, é considerado nível de emergência, condição atual do rio.
Somente nos últimos 7 dias choveu 54,6 mm (milímetros), conforme registrado na estação localizada na Estrada MT-738. A média histórica de abril nesta estação é de 107 mm de chuvas.
Ou seja, em uma semana choveu 51% do esperado para os 31 dias de abril.
Também subiram nas últimas 24 horas os níveis dos rios Aquidauana, em Palmeiras e em Aquidauana, assim como o Rio Taquari, em Coxim. Todos eles se encontram em nível de alerta, segundo dados da Sala de Situação do Imasul.
Índice de chuvas nos rios de MS
A média histórica de chuvas em abril no Rio Paraguai, na estação localizada em Ladário, é de 36mm. Nos últimos 7 dias choveu 24,8 mm.
Ainda no Rio Paraguai, mas em Porto Murtinho, a média para abril é de 96mm, mas nos últimos 7 dias choveu 108,8mm.
Já no caso do Rio Miranda, na estação localizada na cidade de Miranda, a quantidade de chuva nos últimos dias também foi considerável.
Foram registrados 30,4mm na última semana, praticamente metade do que é esperado para todo o mês de abril, que tem média histórica de 74mm.
No Rio Aquidauana, na estação localizada em Palmeiras, foram registrados 59mm de chuvas nos últimos 7 dias, sendo que a média para o mês é de 96mm, ou seja, 61% do esperado para abril.
Já na estação localizada na cidade choveu 27,4mm na última semana, o que representa 30,4% do esperado para o mês.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.