Autoridades se reuniram com moradores do bairro Coophavila II, em Campo Grande, para inaugurar a praça destinada ao lazer e prática de exercícios físicos, na manhã deste sábado (5). Contudo, o evento acontece um ano após o espaço esportivo ser revitalizado e entregue aos moradores, e a área já apresentava danos na estrutura durante a inauguração.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
O presidente da associação de moradores do bairro, Ivanildo Soares da Silva, destacou que a praça é uma solicitação antiga dos moradores, além de ser importante para tirar as crianças do ócio e diminuir o consumo do celular.
Segundo a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, foram investidos em torno de R$ 700 mil na revitalização. Metade do recurso foi viabilizado pela prefeitura e outra parte pelo Governo do Estado.
Adriane destacou que o espaço destinado ao lazer e esporte já era uma cobrança antiga dos moradores da região e faz parte de uma série de praças que estão sendo entregues pela cidade. “Essa parceria é que tem feito a diferença. Nós estamos inaugurando simultaneamente essas quadras de esporte para as crianças”.
O diretor da Funesp (Fundação Municipal de Esporte), Sandro Benites, destacou que 70% da população é sedentária, então as praças com quadras de esportes e academias ao ar livre são essenciais para estimular a prática de atividades físicas. “Campo Grande não vai ser só a capital da árvore, a gente tem também a capital do esporte e do lazer”, afirmou.

Espaço público vandalizado
Durante a inauguração, foram constatados diversos danos causados na estrutura, incluindo equipamentos quebrados e pichados na academia ao ar livre e a porta da quadra de vôlei arrancada.
Sobre a estrutura que estava danificada, o representante do bairro lamentou a situação e disse que o problema foi causado por usuários de drogas.
O diretor da Funesp, Sandro Benites, lamentou a situação da praça, e afirmou que a preservação depende de parceria entre o poder público e a comunidade. Ele destacou que é preciso que os moradores, aos presenciarem cenas de vandalismo, acionem as autoridades, incluindo a GCM (Guarda Civil Metropolitana) e a PM (Polícia Militar) e denunciem o crime.
“Essa noção de pertencimento tem que existir com a própria comunidade. Só o sistema público não vai conseguir fazer manutenção. A gente precisa da participação da comunidade. Quando você tem um vandalismo, é uma questão de polícia. A gente não pode permitir. Então, o envolvimento é uma sociedade fundamental”, defende o diretor.



Praças inauguradas pela cidade
O senador Nelson Trad (PSD) também esteve presente no evento, e confirmou o valor de R$ 4 milhões investidos na construção de diversas praças em várias localidades de Campo Grande. O recurso é para a reforma e ampliação destes espaços para a comunidade.
Durante o evento, o senador salientou que a presença de áreas onde a população pode dispor de espaços para praticar exercícios físicos é fundamental para a manutenção da saúde dos moradores.
Os espaços estão sendo entregues por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Campo Grande, através da Funesp, Sear (Secretaria Especial de Articulação Regional) e Sisep (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos) e apoio do Governo do Estado.
Ao todo, estão sendo entregues à população, sete arenas que dispõe de uma estrutura com um módulo esportivo de 25×43 metros, quadra de futebol society, arquibancada e iluminação de LED.
A próxima inauguração acontece segunda-feira, dia 7 de abril, no Itamaracá e Paulo Coelho Machado. A última está prevista para o dia 12, no Coophatrabalho e Zé Pereira.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.