Com o fácil acesso à tecnologia, os golpes digitais se tornaram uma prática recorrente em Mato Grosso do Sul. Por esse motivo, o Procon Estadual divulgou novo alerta para consumidores e fornecedores sobre fraudes que utilizam o nome da instituição. As notificações fraudulentas surgem por e-mail ou por meio de aplicativos de mensagens.
Nas mensagens enviadas, geralmente consta a abertura de uma denúncia ou reclamação, seguida de um link para “verificar autos”. Contudo, esse conteúdo ‘malicioso’ pode causar danos ao destinatário, sendo recomendado denúncia e exclusão imediata para quem recebe.
Evite golpes
Para evitar cair em golpes, Angelo Motti, secretário-executivo do Procon MS, esclarece que todas as comunicações oficiais da instituição utilizam o domínio “@procon.ms.gov.br” ou o telefone fixo (67) 3316-9800, no caso de mensagens enviadas por aplicativos.
“Em caso de dúvida, consumidores e fornecedores podem recorrer ao nosso atendimento pelo Disque Procon 151 ou pelo telefone (67) 3316-9800”, destaca Motti. “Também é possível denunciar golpes enviando uma cópia do e-mail ou mensagem para cartorio@procon.ms.gov.br.”
Além disso, o Procon orienta que não se clique em links desconhecidos, pois os golpistas têm utilizado essa tática para enganar as pessoas, direcionando-as a baixar arquivos suspeitos ou acessar páginas falsas que supostamente fornecem dados sobre denúncias ou reclamações.
Como registrar denúncias no Procon MS?
Consumidores podem registrar denúncias por meio de um formulário de reclamação no site, pelo Disque Denúncia 151 ou de forma presencial, a sede do Procon está situada na Rua Padre João Crippa, 3115, São Francisco.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.